Serviço Público Federal
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE DESPORTOS
Campus
Universitário
88040-900 - Florianópolis - SC -
Brasil
|
Disciplina: Teoria
e Metodologia da Capoeira (DEF 5850)
Turma: 0467 Carga
horária: 72h/a – 04 créditos
Curso: Licenciatura e Bacharelado
em Educação Física Professor:
Fábio Machado Pinto
EMENTA DA DISCIPLINA: Histórico
e evolução da capoeira. Fundamentos ritualísticos, musicais e formas de jogo.
Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da capoeira. Noções de
regras. Prática pedagógica, sob orientação e supervisão docente, compreendendo
atividades de observação dirigida ou experiências de ensino.
PLANO DE ESNINO - SEMESTRE 2012.2
OBJETIVO:
Objetivo Geral: Estudar, compreender e experimentar processos de ensino e aprendizagem da capoeira em ambientes educacionais, como resultado da relação entre um educador e os alunos, entendidos como sujeitos do ensino e da apropriação dos saberes e técnicas corporais, considerando a formação pedagógica, científica e cultural produzida e disponível no meio universitário e no meio popular.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE 1 –
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA CAPOEIRA
Objetivo
Específico: refletir criticamente sobre o processo histórico e de
construção da capoeira enquanto um fenômeno cultural, popular e afro-brasileiro.
Temas:
1.1) O tráfico de escravos e as condições de trabalho
do negro no Brasil escravocrata; os quilombos e as lutas da resistência
afro-brasileira.
1.2) A guerra do Paraguai e o extermínio de negros; a abolição
da escravatura, a marginalidade e a repressão;
1.3) O surgimento da Luta Regional Baiana e da Capoeira
Angola;
1.4) A institucionalização, desportivização e
mercadorização da capoeira.
UNIDADE 2 –
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA CAPOEIRA
Objetivo
Específico: problematizar a
produção e transmissão de saberes, conhecimentos e práticas relacionadas à
arte, luta, dança, brincadeira, que passou a ser chamada de “capoeira”.
Temas:
2.1) A capoeira na
e da escola: possibilidades da
relação entre capoeira e escola;
2.2) Os saberes, conhecimentos e práticas da capoeira
expresso nos rituais, normas, regulamentos, graduações, competições, festivais,
batizados e rodas;
2.3) A atividades de ensino da sua movimentação :
ginga, esquivas, golpes, acrobacias;
2.4) Os estilos de jogo e luta: a malícia e a
mandinga; a complementação, o nível do jogo (baixo, médio, alto); a luta, o
jogo, a violência, a agressividade e a ética; a estética e a teatralidade;
2.5) O ensino do ritmo, da musicalidade – cânticos de
capoeira - e da fabricação e utilização dos instrumentos – Berimbau, atabaque,
pandeiro, reco-reco e agogô;
UNIDADE 3 – FUNDAMENTOS ANTROPOLOGICOS: A CAPOEIRA NA E DA ILHA.
Temas: problematizar a prática da pesquisa e do ensino, como estratégia
necessária à implementação de um projeto pedagógico que tenha como eixo a
relação dialética entre o conhecimento científico e a cultura popular.
3.1) A origem e história da capoeira na e da
ilha: fundamentos, tradição, estilos, idéias, valores;
3.2) Os grupos e os capoeiristas de Florianópolis:
roda, capoeira e grupos na conjuntura da cidade, do estado e do país; a
capoeira internacional;
3.3) Estratégias político-pedagógicas para a estreitar
a relação entre cultura popular e escola.
METODOLOGIA
Estratégias de Ensino: Aula experimental de capoeira; aula expositiva e dialogada; incursão à campo: registro de atividades de capoeira em escolas, entrevista e oficinas com sujeitos da capoeira, planejamento e ensino da capoeira na escola; Estudo orientado sobre bibliografia recomendada; síntese reflexiva escrita e oral.
Oficinas de capoeira: serão realizadas oficinas que abordem os conteúdos da
disciplina, ministradas por mestres e professores de capoeiras convidados ou
especialistas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será do tipo diagnóstico-processual, que se caracteriza por analisar
criticamente o processo ensino/aprendizagem através da entrega de trabalhos, do
compromisso acadêmico/responsabilidade e da participação efetiva nas aulas.
Os trabalhos solicitados:
MEMORIAL CRITICO DA DISCIPLINA. Trata-se do registro
diário e documentado de todas as atividades realizadas no semestre, tendo como
referência as atividades realizadas: 1. Análise Crítica dos artigos e obras estudadas;
2. Entrevistas com personagens (mestre ou professor) da capoeira local ou
nacional; 3. Planejamento e execução de um módulo de ensino da capoeira (duas
ou três aulas) na educação básica; 4. Organização ou participação em um evento
de capoeira. Eventualmente, a avaliação pode prever provas e/ou elaboração de
Artigo científico para apresentação e/ou publicação em revistas e eventos
acadêmicos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: (OBRIGATÓRIAS E NEGRITO)
ABREU, Frederico José de. O Bimba
é Bamba: a capoeira no ringue. Bahia: Instituto Jair Moura, 1999.
ABREU, Frederico José de
& CASTRO, Maurício Barros de. Capoeira.
In: Coleção Encontros. Rio de Janeiro, Ed. Beco do Azougue, 2009.
ACCURSO, Anselmo da Silva. Capoeira:
um instrumento de educação popular. Porto Alegre: (s/n), 1995.
ALMEIDA, Raimundo C. A. de. Bimba: perfil do mestre. Salvador: Centro Editorial e Didático da
UFBA, 1982.
AREIAS, Almir das. O que é capoeira. São Paulo:
Brasiliense, 1983.
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fundamentos da malícia. Rio de janeiro, Record, 1992.
CENTRAL CATARINENSE DE
CAPOEIRA ANGOLA. Capoeira da Ilha.
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CHAUÍ, Marilena. Conformismo e
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COLETIVO DE AUTORES. Metodologia
do ensino de Educação física. São Paulo, Cortez, 1992.
DOMINGUES. Maria Eugênia. Rodas de
Capoeira: arte a patrimônio em Florianópolis. Florianópolis, contraponto,
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História, Biblioteca Nacional no bolso. Rio de Janeiro, Sabin, 2009.
SARTRE, Jean Paul. Reflexões sobre
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SILVA, Carlos Alberto Dal Molim. A
volta ao mundo da capoeira. (monografia de especialização em Educação
Física escolar). Florianópolis: UFSC, 1992.
VIEIRA. Luiz Renato. O Jogo de Capoeira: cultura popular no Brasil. Rio de Janeiro:
Sprint, 1996.
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