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domingo, 9 de setembro de 2012

PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2012.2





Serviço Público Federal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE DESPORTOS
Campus Universitário
88040-900 - Florianópolis - SC - Brasil

Disciplina: Teoria e Metodologia da Capoeira (DEF 5850)
Turma: 0467                                                              Carga horária: 72h/a – 04 créditos
Curso: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física    Professor: Fábio Machado Pinto

EMENTA DA DISCIPLINA: Histórico e evolução da capoeira. Fundamentos ritualísticos, musicais e formas de jogo. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da capoeira. Noções de regras. Prática pedagógica, sob orientação e supervisão docente, compreendendo atividades de observação dirigida ou experiências de ensino.

PLANO DE ESNINO - SEMESTRE 2012.2

OBJETIVO:


Objetivo Geral: Estudar, compreender e experimentar processos de ensino e aprendizagem da capoeira em ambientes educacionais, como resultado da relação entre um educador e os alunos, entendidos como sujeitos do ensino e da apropriação dos saberes e técnicas corporais, considerando a formação pedagógica, científica e cultural produzida e disponível no meio universitário e no meio popular.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


UNIDADE 1 – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA CAPOEIRA
Objetivo Específico: refletir criticamente sobre o processo histórico e de construção da capoeira enquanto um fenômeno cultural, popular e afro-brasileiro.
Temas:
1.1) O tráfico de escravos e as condições de trabalho do negro no Brasil escravocrata; os quilombos e as lutas da resistência afro-brasileira.
1.2) A guerra do Paraguai e o extermínio de negros; a abolição da escravatura, a marginalidade e a repressão;
1.3) O surgimento da Luta Regional Baiana e da Capoeira Angola;
1.4) A institucionalização, desportivização e mercadorização da capoeira.
UNIDADE 2 – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA CAPOEIRA
Objetivo Específico: problematizar a produção e transmissão de saberes, conhecimentos e práticas relacionadas à arte, luta, dança, brincadeira, que passou a ser chamada de “capoeira”.
Temas:
2.1) A capoeira na e da escola: possibilidades da relação entre capoeira e escola;
2.2) Os saberes, conhecimentos e práticas da capoeira expresso nos rituais, normas, regulamentos, graduações, competições, festivais, batizados e rodas;
2.3) A atividades de ensino da sua movimentação : ginga, esquivas, golpes, acrobacias;
2.4) Os estilos de jogo e luta: a malícia e a mandinga; a complementação, o nível do jogo (baixo, médio, alto); a luta, o jogo, a violência, a agressividade e a ética; a estética e a teatralidade;
2.5) O ensino do ritmo, da musicalidade – cânticos de capoeira - e da fabricação e utilização dos instrumentos – Berimbau, atabaque, pandeiro, reco-reco e agogô;

UNIDADE 3 – FUNDAMENTOS ANTROPOLOGICOS: A CAPOEIRA NA E DA ILHA.

Temas: problematizar a prática da pesquisa e do ensino, como estratégia necessária à implementação de um projeto pedagógico que tenha como eixo a relação dialética entre o conhecimento científico e a cultura popular.
3.1) A origem e história da capoeira na e da ilha: fundamentos, tradição, estilos, idéias, valores;
3.2) Os grupos e os capoeiristas de Florianópolis: roda, capoeira e grupos na conjuntura da cidade, do estado e do país; a capoeira internacional;
3.3) Estratégias político-pedagógicas para a estreitar a relação entre cultura popular e escola.

METODOLOGIA

 

Estratégias de Ensino: Aula experimental de capoeira; aula expositiva e dialogada; incursão à campo: registro de atividades de capoeira em escolas, entrevista e oficinas com sujeitos da capoeira, planejamento e ensino da capoeira na escola; Estudo orientado sobre bibliografia recomendada; síntese reflexiva escrita e oral.

Oficinas de capoeira: serão realizadas oficinas que abordem os conteúdos da disciplina, ministradas por mestres e professores de capoeiras convidados ou especialistas. 

AVALIAÇÃO

A avaliação será do tipo diagnóstico-processual, que se caracteriza por analisar criticamente o processo ensino/aprendizagem através da entrega de trabalhos, do compromisso acadêmico/responsabilidade e da participação efetiva nas aulas.
Os trabalhos solicitados:
MEMORIAL CRITICO DA DISCIPLINA. Trata-se do registro diário e documentado de todas as atividades realizadas no semestre, tendo como referência as atividades realizadas: 1. Análise Crítica dos artigos e obras estudadas; 2. Entrevistas com personagens (mestre ou professor) da capoeira local ou nacional; 3. Planejamento e execução de um módulo de ensino da capoeira (duas ou três aulas) na educação básica; 4. Organização ou participação em um evento de capoeira. Eventualmente, a avaliação pode prever provas e/ou elaboração de Artigo científico para apresentação e/ou publicação em revistas e eventos acadêmicos. 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: (OBRIGATÓRIAS E NEGRITO)
ABREU, Frederico José de. O Bimba é Bamba: a capoeira no ringue.  Bahia: Instituto Jair Moura, 1999.
ABREU, Frederico José de & CASTRO, Maurício Barros de. Capoeira. In: Coleção Encontros. Rio de Janeiro, Ed. Beco do Azougue, 2009.
ACCURSO, Anselmo da Silva. Capoeira: um instrumento de educação popular. Porto Alegre: (s/n), 1995.
ALMEIDA, Raimundo C. A. de. Bimba: perfil do mestre. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1982.
AREIAS, Almir das. O que é capoeira. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CAMPOS, Hélio José B. Carneiro. Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990.
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: os fundamentos da malícia. Rio de janeiro, Record, 1992.
CENTRAL CATARINENSE DE CAPOEIRA ANGOLA. Capoeira da Ilha. In: Nova Cartografia Social dos povos e comunidades tradicionais do Brasil. Florianópolis: Gráfica da UFSC, 2012.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação física. São Paulo, Cortez, 1992.
DOMINGUES. Maria Eugênia. Rodas de Capoeira: arte a patrimônio em Florianópolis. Florianópolis, contraponto, 2010.
FALCÃO, José Luiz Cerqueira. A escolarização da Capoeira. Brasília: Royal Court Editora: 1996.
FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Cortez, 1989.
FRIGERIO, Alejandro. Capoeira: de arte negra a esporte branco. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. no 10. Vol. 4. Junho de 1989.
KNABBEN JÚNIOR, Manoel Alair. Cultura Escolar e Cultura Popular: aspectos do ensino da Capoeira na Educação Física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física / UFSC, julho de 2001.
LEITE, Ilka, Boaventura. (org) Negros no sul do Brasil: invisibilidade e territorialidade. Florianópolis: Letras contemporâneas, 1996.
LEWIS, J. Lowel. Ring of Liberation: deceptive Discourse in Brazilian Capoeira. Chicago, UCP, 1992.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1989.
PASTINHA, Mestre. Capoeira Angola. Bahia: Fundação Cultural do Estado, 3a edição, 1988.
PINHO, Joseane. Iê a Capoeira...Iê tem fundamento, camará! Florianópolis. Monografia apresentada no Curso de Especialização em Educação Física Escolar. CDS/UFSC. 1993.
RAMPINELLI, Waldir josé & OURIQUES, Nildo D. (orgs) Os 500 anos: a conquista interminável. São Paulo: Vozes, 1999.
REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Bahia: Editora Itapoã, 1968.
REIS, André Luiz Teixeira. Brincando de Capoeira: recreação e lazer na escola. Brasília: Editora Valcy, 1997.
REIS, Letícia Vidor de Sousa. O mundo de pernas para o ar: a Capoeira no Brasil. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 2a ed., 2000.
RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
ROHRIG, Mathias. Capoeira: The History of na afro-brazilian martil art. New York, Routedgle, 2005.   
ROHRIG, Mathias & VIEIRA, Luiz Renato. Mitos, Controvérsias e fatos: construído a história da capoeira. In: Revista Estudos Afro-asiáticos. (34): 81-121, dezembro 1998.
ROHRIG, Mathias & Mestre COBRA MANSA. A dança da zebra. Será que foi do N'golo, jogo de combate angolano, que nasceu a capoeira? In: Raízes africanas, História, Biblioteca Nacional no bolso. Rio de Janeiro, Sabin, 2009.
SARTRE, Jean Paul. Reflexões sobre o racismo. 5a edição, S/d.
SILVA, Carlos Alberto Dal Molim. A volta ao mundo da capoeira. (monografia de especialização em Educação Física escolar). Florianópolis: UFSC, 1992.
VIEIRA. Luiz Renato. O Jogo de Capoeira: cultura popular no Brasil. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

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