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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RELATO DE AULA 03 DE SETEMBRO DE 2013

RELATO DE AULA 03 DE SETEMBRO DE 2013


Acadêmica: Sara Prado Viñayo

Começamos a aula repassando os exercícios do dia anterior tentando recordá-los entre todos: armada, meia lua...

Tivemos hoje, nossa primeira aula sobre a RODA DE CAPOEIRA e seus fundamentos.

 O professor falou-nos da importância da roda, de seu significado, da posição que adotavam os Mestres na mesma e da importância de manter uma energia positiva.

A roda está composta por um círculo onde se reúnem os capoeiristas.  Ela transmite um ambiente que pode existir entre os diferentes participantes.

 O Berimbau toca os primeiros ritmos que são acompanhados pelos agradáveis cânticos dos capoeiristas que transmite um ar da magia da arte.

Os movimentos mostrados não são totalmente realizados à sorte, e cada Capoeirista sabe respeitar perfeitamente as sequências que conhece. Na roda de Capoeira tudo é comunicativo seja pergunta ou resposta.

Os instrumentos marcam um ritmo de base ou jogo, umas vezes mais lento e outras mais rápido, veloz e acelerado assim o jogo com os cantores vai motivar e influenciar diretamente aos lutadores/jogadores.


A seguir o professor apresentou os instrumentos e deixou que os alunos experimentassem os toques ensinados.

·         BERIMBAU:
A orquestra completa de uma roda de capoeira Angola está composta por três berimbaus, dois pandeiros, um atabaque, um agogô e um reco-reco. Estes instrumentos são os responsáveis pela marcação constante do ritmo, e acima destes, está o berimbau que é o que comanda a roda. No caso de tocar com os três berimbaus, aquele que possui o som mais grave é chamado de Berra-Boi. Geralmente, é tocado pelo capoeirista mais antigo ou por aquele que está comandando a roda. Este berimbau determina o ritmo da roda e a maneira em que devem ser desenvolvidos os jogos. O berimbau de som intermédio, chamado Médio, é o responsável por marcar o ritmo da orquestra, realizando poucas variações em seu toque. A Violinha, que tem a cabaça menor e o som mais agudo, só dobra, isto é, varia constantemente seu toque. O berimbau é também conhecido com o nome de Gunga (antigamente), rucumbo, urucungo, uricungo, gobo, marimbau, viola de arame, etc. A cabaça funciona como caixa de ressonância do instrumento.
A madeira mais usada na confecção do instrumento é a biriba, mas podemos encontrar berimbaus feitos de bambu, rabo de macaco, cumbatá ou outros tipos de madeiras resistentes. Originalmente, a corda usada no berimbau era feita de cipó (videira) ou lã, mais recentemente o aço é retirado do pneu de um carro. A partir de 1920-1930, o arame começou a ser usado.
Suas origens remontam o tiro com arco dos índios do Brasil. Porém, a história oral diz que este instrumento era utilizado para estabelecer uma conexão entre os humanos e o mundo dos espíritos. Normalmente o capoeirista fabrica o seu próprio berimbau e ele mesmo o cuida muito com carinho.

A batida na corda pode provocar um som aberto, fechado ou chiado.
Chi - chiado
Tin - fechado
Don - aberto
As melodias dos diferentes tamanhos de berimbau são:
-          Chichi ton tin (Angola)
-          Chichi tin ton (são bento pequeno)
-          Chichi tín ton ton (são bento grande)
A roda inicia-se com uma ladainha (1ªmusica) depois louvação (2ªmúsica).
Os capoeiristas esperam o término da louvação para iniciar o jogo.

·         CAXIXI
É uma pequena cesta de palha trançada, com o fundo fechado por um pedaço de cabaça e que tem em seu interior sementes secas (Lágrimas-de- Nossa- Senhora, sementes de bananeira- do- mato, etc), conchas ou pedras pequenas, mandingas, proteções. A mão direita que segura a vareta entre o polegar e o indicador, segura também o Caxixi, com o médio e o anular, Desta maneira, cada pancada da vareta sobre a corda é acompanhada pelo som seco e vegetal do Caxixi.

·         DOBRÃO
É uma moeda antiga de cobre que é usada para modificar a nota tocada no Berimbau. Pode ser usado uma pedra no lugar da moeda.

·         BAQUETA
É uma vareta de madeira (de biriba, preferencialmente), que completa o instrumento.

        PANDEIRO
Instrumento de percussão. Aro de madeira com uma pele esticada, que pode ser de couro ou material sintético e que é tocado batendo com a mão. Sua história está relacionada sobretudo ao mediterrâneo.

       


       AGOGÔ
Instrumento formado por dois pequenos sinos de ferro, que se tocam com um pedaço de metal, produzindo dois sons, um na cada sino. Foi introduzido, no Brasil, pelos africanos. O termo agogô pertence à língua nagô e significa sino. Também o há de madeira com diferentes formas e tamanhos, nós vimos dois tipos deles na aula. Também conhecido com Gã.

       





  RECO-RECO

Instrumento de percussão de bambu com sulcos transversais e que se faz soar passando por estes uma vareta de madeira ou de metal produzindo um som intermitente.

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