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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Relatório aula 08/10/2013

Relatório aula 08/10/2013

Aluno: Leandro Pavei Cardoso


No inicio da aula o professor reuniu os alunos, falou um pouco sobre a cultura afro-brasileira, falou sobre os Quilombos que eram o agrupamento humano formado durante o período de escravidão composto principalmente por escravos de descendência africana ou brasileira, sendo que em muitos desses grupos eram encontrados também remanescentes de grupos indígenas, brancos europeus e brasileiros, mulatos, cafuzos e mamelucos.
O fenômeno dos quilombos é comum em todo o continente americano, sendo praticamente impossível ter uma estimativa exata de quantos grupos existiram no Brasil até finais do século XIX. Praticamente todas as regiões do Brasil com alguma produção agrícola importante, onde predominavam os latifúndios rurais, possuem alguma comunidade formada a partir de um quilombo. Os estados onde mais se desenvolveram quilombos foram Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.
O mais famoso de todos os quilombos é sem dúvida o Quilombo de Palmares, localizado em Alagoas, onde hoje há a cidade de mesmo nome. Dirigido pelo mítico Zumbi, Palmares não abrigava apenas negros, ali estavam reunidos praticamente todas as raças que compõem o Brasil, formando um grupo de cerca de quinze mil almas. Sua gradual importância começou a incomodar as autoridades, que confiaram a tarefa de desmantelá-lo ao bandeirante Domingos Jorge Velho, numa tarefa que levou anos, concluída em 1695.

- Quilombo de Palmares
No começo Palmares era habitado por poucos quilombolas com a guerra do açúcar contra os holandeses. A vigilância nos latifúndios diminui, centenas de escravos fogem do tronco, da chibata e das senzalas. Vão para um lugar de muitas palmeiras: Palmares.
São dezenas de mocambos, cada um com o seu chefe. Centenas de homens, mulheres e crianças emprestando seu suor a vida, num ziguezague ritmado e alegre, com um só objetivo: viver em liberdade.
Palmares ficava numa zona um tanto afastada do litoral, com terra fértil onde predominavam palmeiras e era cercada por alta cerca de pau-a-pique. Os negros viviam das culturas do milho, mandioca, feijão e bananeiras. Possuindo apenas três entradas, cada uma guarnecida por 200 guerreiros. Neste quilombo existiam armas e munições com as quais foi organizada a república dos Palmares, abrigando, por quase um século, o anseio de liberdade dos negros, sob o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra. Com sua morte, o seu substituto foi Zumbi, rei dos Palmares.
Símbolo de luta e resistência à escravidão, Zumbi foi um herói negro. Nasceu no Quilombo, em 1655. Ainda jovem, foi capturado por soldados e doado ao Pe. Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou português e latim. Em 1670, fugiu da paróquia e retornou ao Quilombo, onde se tornou líder organizando a resistência aos ataques militares.
Possuidor de grande poder espiritual, resistiu a várias expedições militares. Zumbi queria liberdade para todos. Em palmares a maioria apoiava Zumbi.

- Batizado
O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. Quando o aluno recebe a sua corda significa que já adquiriu os fundamentos básicos correspondentes a sua graduação e não é mais um aluno iniciante. 
O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formado, ou até mesmo com todos os formados presentes, para as graduações avançadas.
As graduações são definidas pelo grupo onde o capoeirista pertence, não existe uma graduação universal para toda capoeira.

- Aula pratica:

Foi feito um aquecimento por cerca de 15 minutos coordenado pela aluna Denise a pedido do professor, após foi feito a roda de capoeira, pela primeira vez a roda foi feita com todos em pé.
A roda estava completa com todos os instrumentos aparece o atabaque pela primeira vez na nossa roda, o atabaque é um instrumento que é visto de forma mais espiritual na roda.
Com o inicio do jogo é visto grande evolução dos alunos fazendo bons jogos com elementos acrobáticos, chamadas de angola.
No final da aula o professor reuniu os alunos para fazer a avaliação da aula e explicou a diferença entre Ladainha, xula e corrido.
- Ladainha: Conta-se uma história e termina ela com uma louvação.
- Chula: Conta-se a história sem a louvação.
- Corrido: é o refrão onde todos repetem.
A avaliação da aula foi positiva para todos os alunos até então foi uma aula que todos mostraram muita evolução no jogo, além de que nos foi passado muitos fundamentos históricos.

Referencias:

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