Relatório
aula 08/10/2013
Aluno:
Leandro Pavei Cardoso
No
inicio da aula o professor reuniu os alunos, falou um pouco sobre a cultura afro-brasileira,
falou sobre os Quilombos que eram o agrupamento humano formado durante o
período de escravidão composto principalmente por escravos de descendência
africana ou brasileira, sendo que em muitos desses grupos eram encontrados
também remanescentes de grupos indígenas, brancos europeus e brasileiros,
mulatos, cafuzos e mamelucos.
O fenômeno
dos quilombos é comum em todo o continente americano, sendo praticamente
impossível ter uma estimativa exata de quantos grupos existiram no Brasil até
finais do século XIX. Praticamente todas as
regiões do Brasil com alguma produção agrícola importante, onde predominavam os latifúndios rurais, possuem alguma
comunidade formada a partir de um quilombo. Os estados onde mais se
desenvolveram quilombos foram Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais
e Alagoas.
O
mais famoso de todos os quilombos
é sem dúvida o Quilombo de Palmares,
localizado em Alagoas, onde hoje há a cidade de mesmo nome.
Dirigido pelo mítico Zumbi,
Palmares não abrigava apenas negros, ali estavam reunidos praticamente todas as
raças que compõem o Brasil, formando um grupo de cerca de
quinze mil almas. Sua gradual importância começou a incomodar as autoridades,
que confiaram a tarefa de desmantelá-lo ao bandeirante Domingos Jorge Velho,
numa tarefa que levou anos, concluída em 1695.
- Quilombo de Palmares
No começo Palmares era habitado por poucos quilombolas com a guerra do açúcar
contra os holandeses. A vigilância nos latifúndios diminui, centenas de
escravos fogem do tronco, da chibata e das senzalas. Vão para um lugar de
muitas palmeiras: Palmares.
São dezenas de mocambos,
cada um com o seu chefe. Centenas de homens, mulheres e crianças emprestando
seu suor a vida, num ziguezague ritmado e alegre, com um só objetivo: viver em
liberdade.
Palmares ficava numa zona um tanto afastada do litoral, com terra
fértil onde predominavam palmeiras e era cercada por alta cerca de pau-a-pique.
Os negros viviam das culturas do milho, mandioca, feijão e bananeiras. Possuindo apenas três
entradas, cada uma guarnecida por 200 guerreiros. Neste quilombo existiam armas
e munições com as quais foi organizada a república dos Palmares, abrigando, por
quase um século, o anseio de liberdade dos negros, sob o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra. Com sua
morte, o seu substituto foi Zumbi,
rei dos Palmares.
Símbolo
de luta e resistência à escravidão, Zumbi foi um herói negro. Nasceu no Quilombo, em 1655. Ainda jovem, foi capturado por soldados e doado
ao Pe. Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou
português e latim. Em 1670, fugiu da paróquia e
retornou ao Quilombo, onde se tornou líder organizando a resistência aos
ataques militares.
Possuidor de grande poder espiritual, resistiu a várias expedições
militares. Zumbi queria liberdade para todos. Em palmares a maioria apoiava
Zumbi.
-
Batizado
O batizado é uma roda de capoeira solene e
festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem
passar para graduações superiores. Quando
o aluno recebe a sua corda significa que já adquiriu os fundamentos básicos
correspondentes a sua graduação e não é mais um aluno iniciante.
O batizado parte ao comando do
capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um
capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente o jogo termina com
a queda do aluno,
momento em que é considerado batizado,
mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o
jogo poderá ser com mais de um formado, ou até mesmo com todos os formados
presentes, para as graduações avançadas.
As graduações são
definidas pelo grupo onde o capoeirista pertence, não existe uma graduação
universal para toda capoeira.
- Aula pratica:
Foi feito um aquecimento
por cerca de 15 minutos coordenado pela aluna Denise a pedido do professor,
após foi feito a roda de capoeira, pela primeira vez a roda foi feita com todos
em pé.
A roda estava completa
com todos os instrumentos aparece o atabaque pela primeira vez na nossa roda, o
atabaque é um instrumento que é visto de forma mais espiritual na roda.
Com o inicio do jogo é
visto grande evolução dos alunos fazendo bons jogos com elementos acrobáticos,
chamadas de angola.
No final da aula o professor reuniu os alunos para fazer a
avaliação da aula e explicou a diferença entre Ladainha, xula e corrido.
- Ladainha: Conta-se uma história e termina ela com uma louvação.
- Chula: Conta-se a história sem a louvação.
- Corrido: é o refrão onde todos repetem.
A avaliação da aula foi positiva para todos os alunos até então
foi uma aula que todos mostraram muita evolução no jogo, além de que nos foi
passado muitos fundamentos históricos.
Referencias:
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