Seguidores

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Relato de aula de 29/10/2013


Acadêmica: Luiza Grübel Werlang
 
 
Relato de aula de 29/10/2013

Neste dia o professor passou a primeira parte do documentário ‘Racismo: Uma História’ que é composto por três episódios independentes entre si e aborda a história e os aspectos do racismo pelo mundo. A parte assistida se chama ‘A Cor do Dinheiro’.

Abaixo segue um breve resumo do episódio assistido:
O surgimento do racismo se dá nos séculos XVI e XVII, com os europeus escravizando pessoas na África e no ‘Novo Mundo’. Pois, povos definidos como não europeus eram dominados e governados pelos europeus.

Já para as pessoas nos EUA, nos séculos XVII e XVIII, a raça era algo natural em suas vidas,pois, de certa forma, os brancos, negros e índios estabeleceram suas idéias de raça em proximidade uns dos outros, através do contato.
Os britânicos não traficavam escravos e tornaram-se escravizadores por serem racistas, e sim, tornaram-se racistas por usar escravos para obter lucro nas Américas, criando um conjunto de atitudes em relação aos negros para justificar o que faziam. Portanto, a verdadeira força por trás do sistema escravocrata era a economia.
 
Os escravos eram considerados produtos de comércio, sendo vendidos, adquiridos e herdados. Sempre tratados de maneira indigna.
Uma mulher valia o dobro do preço de um homem, pois tinha jornada dupla de trabalho, durante o dia trabalhava nas plantações e a noite ‘trabalhava’ para gerar os filhos do patrão.
Os escravos eram considerados socialmente mortos e vistos como pessoas sem honra, o que dava pleno poder ao senhor sobre eles.
Com isso os brancos viviam com medo de rebelião e fuga dos escravos, pois se acontecesse os fugitivos seriam um risco às suas vidas e de suas famílias.
O medo mútuo entre os grupos consolidava ainda mais o sentimento racial.
I
nfluência da religião sobre o racismo:
Algumas passagens da Bíblia eram interpretadas como autorização para se ter e traficar escravos, como é o caso da História de Noé após o dilúvio:
Cam, um dos três filhos de Noé ri da nudez do pai enquanto este dorme e, ao despertar, Noé amaldiçoa o filho e seus descendentes. Diz que Canaã, filho de Cam será para sempre escravo dos irmãos.
A idéia de que uma parte da humanidade foi escravizada por causa desta maldição foi muito útil e agradou os opressores, pois assim tiveram uma justificativa bíblica para oprimir e escravizar todos os grupos que quiseram com a justificativa de serem descendentes de Cam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário