Seguidores

sábado, 8 de junho de 2013

Relatório aula de capoeira de 04/04/2013:


Relatório  aula de capoeira de 04/04/2013:
                                                           Stéphane Mourot

            A aula foi uma aula/oficina ministra pela professora Jô Capoeira (Grupo Palmares), que pratica capoeira a mais de 20 anos. Ela ensina capoeira nas escolas, para crianças. Seu blog registra sua trajetória na capoeira e fala muito sobre suas emoções e percepções de ser uma capoeirista da ilha.  Endereco: http://jocapoeira.wordpress.com

            A aula começou com aquecimentos em roda. Enquanto fazia os aquecimentos a professora fazia perguntas à turma sobre a capoeira. A maioria falou que nunca fez capoeira antes dessa disciplina.

Depois deste aquecimento, a gente fez 2 brincadeiras:

A primeira foi uma adaptação da brincadeira “gato e rato”. A professora transformou essa brincadeira em “escravo e capitão do mato”. O principio é de formar uma roda, e escolher um escravo e o capitão do mato. Este sai da sala para que os outros escolham um numero, que é a hora  que o escravo “sai de casa”. O Capitão do Mato entra na sala, enquanto a grande roda esta se movimentando.
Capitão do Mato:  - “ESCRAVO ESTÁ NA SENZALA?”
Todos:  - “NÃO”
Capitão do Mato: “QUE HORAS ELE CHEGA?”
Todos: “NÃO SEI”.
Capitão do Mato: (começa a falar as horas, até acertar)
Quando o Capitão do Mato acerta a hora, o escravo tem que sair do meio da roda e o Capitão do Mato corre atrás dele até pegá-lo.
O objetivo dessa brincadeira é o fazer com que os alunos aprendam a história da capoeira e do Brasil brincando.
           
            A segunda brincadeira foi um jogo de pegador-corrente, onde aquele que pega vai formando uma corrente com os colegas pegos. Mas aqui, as pessoal deveria se movimentar apenas com os mãos e pés no chão. E uma forma de descobrir outros modos de se movimentar, que o capoeirista pode utilizar (depois de uma esquiva por exemplo, quando ele esta no chão)

            Depois, a gente praticou movimentos e técnicas de capoeira. Trabalhamos a negativa e golpes simples, como a meia-lua. O método era simples: uma parte sozinho e, depois, uma parte 2 a 2. Aprendemos também a juntar os movimentos, por exemple esquivar e dar um golpe depois.  A gente fez também um trabalho 2 a 2 sobre o Aú.

            A parte seguinte da aula foi mais teórica. A professora Jô apresentou os instrumentos que acompanham a roda. Esses instrumentos são:
- O berimbau: e o instrumento que dirige a roda, ele define o inicio e o fim do jogo, o ritmo e o modo de jogar. Normalmente, sempre tem 3 berimbaus na roda. Tem 3 tipos de berimbau: o berimbau grave (o berra-boi), o berimbau médio, e a viola (som mais alto e agudo).
Aprendemos três toques  : o tom alto, o tom baixo e o zumbido. A disposição desses sons, faz o tipo do jogo. Por exemplo, para o jogo Angola, o berimbau vai fazer: dois zumbidos, um tom baixo, e um tom alto.
           



            O pandeiro: O pandeiro acompanha o berimbau. Tem um ritmo básico, mas o tocador de pandeiro é permitido executar floreios e viradas para enfeitar a música. Tem 2 pandeiros na roda.
           

           
            O atabaque: E um instrumento de percussão, tocado com as mãos (pode ser também tocado com baquetas) .


            O agogô: Instrumento de percussão também, faz um som metálico.

O reco-reco:

A professora ensinou como tocar esses instrumentos,  ela explicou também como é fabricado o berimbau.
Depois, falamos sobre o ensino da capoeira com as crianças, porque a professora trabalha muito com as crianças. Ela disse que com os pequenos, a aula é bem livre, o objetivo é de ter um contato com a capoeira e seus princípios básicos. Com as crianças maiores (7-8 anos) a professora fala mais sobre a disciplina da roda, como não deixar o espaço vazio, apenas dois jogando, esperar que o mestre lhe chame antes de jogar etc...


Para terminar a aula, fizemos uma roda, tocando os instrumentos e jogando. Foi a primeira vez que a gente jogou, então foi um pouco emocionante. Um capoeirista que passou na sala fez um jogo com o Bruno. O jogo muito espetacular, que deixou todo o mundo sem voz.
Acho que com essa primeira roda, todo o mundo descobriu de verdade o que era a energia da capoeira, porque foi um momento com uma energia especial, com a roda, a musica, o jogo, todo o conjunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário