Relatório
aula de capoeira de 04/04/2013:
Stéphane
Mourot
A aula foi uma aula/oficina ministra pela professora Jô
Capoeira (Grupo Palmares), que pratica capoeira a mais de 20 anos. Ela ensina
capoeira nas escolas, para crianças. Seu blog registra sua trajetória na
capoeira e fala muito sobre suas emoções e percepções de ser uma capoeirista da
ilha. Endereco: http://jocapoeira.wordpress.com
A aula começou com aquecimentos em roda. Enquanto fazia os
aquecimentos a professora fazia perguntas à turma sobre a capoeira. A maioria
falou que nunca fez capoeira antes dessa disciplina.
Depois deste
aquecimento, a gente fez 2 brincadeiras:
A
primeira foi uma adaptação da brincadeira “gato e rato”. A professora
transformou essa brincadeira em “escravo e capitão do mato”. O principio é de
formar uma roda, e escolher um escravo e o capitão do mato. Este sai da sala
para que os outros escolham um numero, que é a hora que o escravo “sai de casa”. O Capitão do
Mato entra na sala, enquanto a grande roda esta se movimentando.
Capitão do Mato:
- “ESCRAVO ESTÁ NA SENZALA?”
Todos: - “NÃO”
Capitão do Mato: “QUE
HORAS ELE CHEGA?”
Todos: “NÃO SEI”.
Capitão do Mato:
(começa a falar as horas, até acertar)
Quando o Capitão do
Mato acerta a hora, o escravo tem que sair do meio da roda e o Capitão do Mato
corre atrás dele até pegá-lo.
O objetivo dessa
brincadeira é o fazer com que os alunos aprendam a história da capoeira e do Brasil
brincando.
A segunda brincadeira foi um jogo de pegador-corrente,
onde aquele que pega vai formando uma corrente com os colegas pegos. Mas aqui,
as pessoal deveria se movimentar apenas com os mãos e pés no chão. E uma forma
de descobrir outros modos de se movimentar, que o capoeirista pode utilizar (depois
de uma esquiva por exemplo, quando ele esta no chão)
Depois, a gente praticou movimentos e técnicas de capoeira.
Trabalhamos a negativa e golpes simples, como a meia-lua. O método era simples:
uma parte sozinho e, depois, uma parte 2 a 2. Aprendemos também a juntar os movimentos,
por exemple esquivar e dar um golpe depois.
A gente fez também um trabalho 2 a 2 sobre o Aú.
A parte seguinte da aula foi mais teórica. A professora
Jô apresentou os instrumentos que acompanham a roda. Esses instrumentos são:
-
O berimbau: e o instrumento que dirige a roda, ele define o inicio e o fim do
jogo, o ritmo e o modo de jogar. Normalmente, sempre tem 3 berimbaus na roda. Tem
3 tipos de berimbau: o berimbau grave (o berra-boi), o berimbau médio, e a
viola (som mais alto e agudo).
Aprendemos três toques : o tom alto, o tom baixo e o zumbido. A
disposição desses sons, faz o tipo do jogo. Por exemplo, para o jogo Angola, o
berimbau vai fazer: dois zumbidos, um tom baixo, e um tom alto.
O pandeiro:
O pandeiro acompanha o berimbau. Tem um ritmo básico, mas o tocador de pandeiro
é permitido executar floreios e viradas para enfeitar a música. Tem 2 pandeiros
na roda.
O atabaque:
E um instrumento de percussão, tocado com as mãos (pode ser também tocado com
baquetas) .
O agogô: Instrumento de percussão
também, faz um som metálico.
O reco-reco:
A professora ensinou
como tocar esses instrumentos, ela
explicou também como é fabricado o berimbau.
Depois, falamos sobre o ensino da capoeira com as crianças, porque a professora trabalha muito com as crianças. Ela disse que com os pequenos, a aula é bem livre, o objetivo é de ter um contato com a capoeira e seus princípios básicos. Com as crianças maiores (7-8 anos) a professora fala mais sobre a disciplina da roda, como não deixar o espaço vazio, apenas dois jogando, esperar que o mestre lhe chame antes de jogar etc...
Depois, falamos sobre o ensino da capoeira com as crianças, porque a professora trabalha muito com as crianças. Ela disse que com os pequenos, a aula é bem livre, o objetivo é de ter um contato com a capoeira e seus princípios básicos. Com as crianças maiores (7-8 anos) a professora fala mais sobre a disciplina da roda, como não deixar o espaço vazio, apenas dois jogando, esperar que o mestre lhe chame antes de jogar etc...
Para terminar a aula,
fizemos uma roda, tocando os instrumentos e jogando. Foi a primeira vez que a
gente jogou, então foi um pouco emocionante. Um capoeirista que passou na sala fez
um jogo com o Bruno. O jogo muito espetacular, que deixou todo o mundo sem voz.
Acho que com essa primeira roda, todo o mundo descobriu de verdade o que era a energia da capoeira, porque foi um momento com uma energia especial, com a roda, a musica, o jogo, todo o conjunto.
Acho que com essa primeira roda, todo o mundo descobriu de verdade o que era a energia da capoeira, porque foi um momento com uma energia especial, com a roda, a musica, o jogo, todo o conjunto.
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