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sábado, 8 de junho de 2013

Relatório de aula 18 de abril de 2013

Relatório de aula 18 de abril de 2013

Alexsandro João de oliveira
           
Nesta data a aula iniciou como todas as outras, uma roda bem fechada e com os alunos unidos para que as energias da roda fossem mantidas. Na mesma roda foram iniciados os alongamentos, um aluno apoiado no outro, todos como peça principal para manter o grupo. Acredito que é fundamento da capoeira, a união para vencer as batalhas que surgem durante a vida.
            Nesta roda, durante o alongamento, o professor Fabio fez algumas reflexões e apresentou a pauta da aula do dia, a aula teria foco em trabalhos de pernas com movimentos giratórios. Em seguida ele fez uma recapitulação dos movimento executados até o momento, estes eram: esquiva alta, media, de angola e negativa, meia lua, armada, cabeçada, martelo, meia lua de compasso etc. e deu um aviso, que ao final da aula seriam chamados individualmente os alunos para uma conversa referente ao texto “o que é capoeira”  indicado pelo professor.
            Nesta aula o intuito foi desenvolver técnicas de movimentos giratórios de pernas. Porem Iniciou as atividades recapitulando a esquiva baixa conhecida também como esquiva de angola. Executamos diversas vezes ate os alunos conseguirem aprender o movimento. A partir de então o professor deu inicio aos movimentos giratórios de pernas propriamente ditos.
            O movimento deveria ser executado como se fosse dar uma meia lua frontal simples, porem, ao invés do pé passar a frente em forma de meia lua ele apenas da apoio para o pé que vem de trás executar o giro da armada. O movimento seguinte era progressão do mesmo movimento só que desta vez, duplicado, a armada dupla. Executamos diversas vezes o movimento para ambos os lados com o intuito de fixá-los. Em seguida o grupo se organizou em duplas para executar o movimento aprendido, era necessária uma pequena distancia de segurança, pois eles seriam executados simultaneamente. Um aluno começava a armada e o outro executava em seguida, ambos  com movimentos duplos.
            O movimento seguinte foi desenvolvido em duplas diferentes das quais já haviam sido feitas. Um aluno ficava com o braço estendido enquanto o outro executava a meia lua e em seguida a armada ambos os movimentos acertando o pé na mão do companheiro simulando o ataque. O movimento era feito alternando com o companheiro.
            O próximo movimento a ser executado foi a meia lua de compasso, nesta o individuo coloca uma das pernas a frente apóia as duas mãos no chão, projeta o calcanhar do pé que se encontra atrás contra o adversário, com a perna estendida. Isso é feito, por exemplo, colocando-se a mão direita no chão, atrás do calcanhar esquerdo e vice-versa. É da rotação do tronco que sairá a potência do golpe. Após o movimento, o praticante retorna à posição inicial. Depois de executado o movimento simples e individualmente a proposta foi desenvolver a meia lua de compasso dupla, um de cada vez. O movimento era executado com uma pequena variação, em quanto um aluno atacava com a meia lua de compasso o outro deveria esquivar e já preparar para executar a meia lua em seguida. Este movimento deveria ser repetido por duas vezes, sendo ao final quatro movimentos seguidos, dois de cada aluno da dupla.
            Ao final da aula, como havia mencionado o professor, ele foi chamando um aluno por vez para uma conversa sobre o texto já mencionado acima. Em quanto os alunos eram chamados, o monitor assumiu a turma desenvolvendo alguns golpes. Iniciamos a atividade com a armada seguida de Aú e finalizando a aula se trabalhou a seqüência rabo de arraia com Aú.
            O rabo de arraia é uma técnica muito semelhante a meia lua de compasso, porém não se utiliza as duas mão no chão. No giro a perna é projetada em direção ao oponente, a intenção é acertar com os calcanhares no adversário. Pode ser aplicado com uma das mãos no solo ou não. O é um movimento onde se permite a aproximação ou afastamento do adversário, Consiste em colocar as mãos no chão e depois os pés para o alto, e terminá-lo em pé, uma espécie de estrela, nos movimentos simultâneos foram utilizados o rabo de arraia seguido do Aú.

            Ao final sentamos em roda e como de costuma, nas aulas do professor Bagé, conversamos sobre a aula do dia, dificuldades e aprendizados para a vida.

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