Relatório
de aula 18 de abril de 2013
Alexsandro
João de oliveira
Nesta data a aula iniciou como todas
as outras, uma roda bem fechada e com os alunos unidos para que as energias da
roda fossem mantidas. Na mes ma roda foram iniciados os alongamentos, um aluno
apoiado no outro, todos como peça principal para manter o grupo. Acredito que é
fundamento da capoeira, a união para vencer as batalhas que surgem durante a
vida.
Nesta roda, durante o alongamento, o
professor Fabio fez algumas reflexões e apresentou a pauta da aula do dia, a
aula teria foco em trabalhos de pernas com movimentos giratórios. Em seguida
ele fez uma recapitulação dos movimento executados até o momento, estes eram:
esquiva alta, media, de angola e negativa, meia lua, armada, cabeçada, martelo,
meia lua de compasso etc. e deu um aviso, que ao final da aula seriam chamados
individualmente os alunos para uma conversa referente ao texto “o que é
capoeira” indicado pelo professor.
Nesta aula o intuito foi desenvolver
técnicas de movimentos giratórios de pernas. Porem Iniciou as atividades
recapitulando a esquiva baixa conhecida também como esquiva de angola. Executamos
diversas vezes ate os alunos conseguirem aprender o movimento. A partir de
então o professor deu inicio aos movimentos giratórios de pernas propriamente
ditos.
O movimento deveria ser executado
como se fosse dar uma meia lua frontal simples, porem, ao invés do pé passar a
frente em forma de meia lua ele apenas da apoio para o pé que vem de trás
executar o giro da armada. O movimento seguinte era progressão do mesmo
movimento só que desta vez, duplicado, a armada dupla. Executamos diversas
vezes o movimento para ambos os lados com o intuito de fixá-los. Em seguida o
grupo se organizou em duplas para executar o movimento aprendido, era necessária
uma pequena distancia de segurança, pois eles seriam executados
simultaneamente. Um aluno começava a armada e o outro executava em seguida,
ambos com movimentos duplos.
O movimento seguinte foi
desenvolvido em duplas diferentes das quais já haviam sido feitas. Um aluno
ficava com o braço estendido enquanto o outro executava a meia lua e em seguida
a armada ambos os movimentos acertando o pé na mão do companheiro simulando o
ataque. O movimento era feito alternando com o companheiro.
O
próximo movimento a ser executado foi a meia lua de compasso, nesta o individuo
coloca uma das pernas a frente apóia as duas mãos no chão, projeta o calcanhar
do pé que se encontra atrás contra o adversário, com a perna estendida. Isso é feito,
por exemplo, colocando-se a mão direita no chão, atrás do calcanhar esquerdo e
vice-versa. É da rotação do tronco que sairá a potência do golpe. Após o
movimento, o praticante retorna à posição inicial. Depois de executado o
movimento simples e individualmente a proposta foi desenvolver a meia lua de
compasso dupla, um de cada vez. O movimento era executado com uma pequena
variação, em quanto um aluno atacava com a meia lua de compasso o outro deveria
esquivar e já preparar para executar a meia lua em seguida. Este movimento
deveria ser repetido por duas vezes, sendo ao final quatro movimentos seguidos,
dois de cada aluno da dupla.
Ao
final da aula, como havia mencionado o professor, ele foi chamando um aluno por
vez para uma conversa sobre o texto já mencionado acima. Em quanto os alunos
eram chamados, o monitor assumiu a turma desenvolvendo alguns golpes. Iniciamos
a atividade com a armada seguida de Aú e finalizando a aula se trabalhou a
seqüência rabo de arraia com Aú.
O
rabo de arraia é uma técnica muito semelhante a meia lua de compasso, porém não
se utiliza as duas mão no chão. No giro a perna é projetada em direção ao
oponente, a intenção é acertar com os calcanhares no adversário. Pode ser
aplicado com uma das mãos no solo ou não. O Aú é um movimento onde se permite a
aproximação ou afastamento do adversário, Consiste em colocar as mãos no chão e
depois os pés para o alto, e terminá-lo em pé, uma espécie de estrela, nos
movimentos simultâneos foram utilizados o rabo de arraia seguido do Aú.
Ao
final sentamos em roda e como de costuma, nas aulas do professor Bagé,
conversamos sobre a aula do dia, dificuldades e aprendizados para a vida.
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