Seguidores

terça-feira, 25 de junho de 2013


RELATÓRIO DE AULA 06/06/2013

Por ANDRÉ LUIZ BALDOINO


No dia 06 de junho de 2013 (quinta-feira), por volta de 18h30min começava nossa aula de capoeira, os alunos foram reunidos pelo profº Fabio que então informou que nosso encontro educacional seria ministrado no Centro Comunitário do Pantanal (CCPAN), localizado na Rua Deputado Antonio Edu Vieira, próximo a UFSC. Neste momento informou que participaríamos da aula do mestre Khorvão, nos juntando a seus alunos, que este encontro teria em sua essência interação entre os alunos do Curso de Educação Física da UFSC juntamente com o projeto realizado nesta comunidade, dando ênfase aos conhecimentos da capoeira e a forma que estes são transmitidos nos locais fora do contexto do CDS.
No CCPAN interagimos com as crianças que chegavam, até o momento que a sala foi liberada e o mestre foi logo organizando a roda juntamente com o profº Fabio. O mestre montou a orquestra com os instrumentos já familiarizados em nossas aulas como o Berimbau, Pandeiro, Agogô, Reco-Reco e Atabaque. Alguns alunos do curso com mais afinidades com os instrumentos ajudaram a compor a orquestra enquanto os demais batiam palmas e cantavam na roda canalizando as energias para a roda fomentando um bom jogo. Mestre Khorvão fez questão de frisar a importância de “entrar na sintonia da roda, cantar, bater palmas, e canalizar a energia da roda para o prosseguimento e bom andamento do jogo”.
Ocorreu uma interação muito rica durante a roda, as crianças jogavam com os alunos da Ed. Física promovendo uma troca de experiências muito importante para nossa formação. O próprio Mestre jogou com os alunos mostrando toda sua capacidade técnica bem como malandragem e ginga. O Mestre relatou que começou a praticar Capoeira com 11 anos e já viajou para alguns lugares do Brasil divulgando esta pratica.
Fomos interrompidos por membros da direção que iriam utilizar o espaço para uma reunião com a comunidade fato este que forçou o encerramento da aula.

Relato dos Pequenos
Conversei com Aluno Isac, tem oito anos, mora na Rua do Fogo no alto do morro do bairro Pantanal, esta há dois meses na capoeira. Perguntei por que estava praticando capoeira? Respondeu “porque é bom e ajuda a se defender”. Quis saber o que mais gostava no jogo, ele respondeu “Armada e Au”. Roger 12 anos mora na Rua do Campo (Corinthians), disse que "gosta e acha legal a capoeira porque pratica uma atividade diferente", o que mais gosta no jogo é a Ginga e o Au.

Foi muito bom participar deste momento fora do ambiente “sala de aula”, a troca de experiências com mestres e alunos enriquece nossa formação bem como nos conscientiza da importância de conhecer nossas raízes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário