RELATÓRIO
DA AULA DO DIA 07 DE MAIO
WILLYAN FILLIPY PACHECO LAURINDO
A
aula iniciou com um circulo com todos os participantes da aula abraçados e com
uma breve conversa sobre o projeto em que o professor participou no Rio Grande
do Sul, falando sobre a importância de ajudar ao próximo e sobre os princípios
da capoeira de incentivam esta pratica. Após esta conversa, devido ao frio,
fizemos um aquecimento diferente, através do jogo dos dez passes.
Depois
do aquecimento formou-se um circulo onde se conversou sobre o aprendizado da capoeira,
e a importância de não desistir de ensinar o novo, pois a maior dificuldade é o
desconhecido, temos que insistir até que conheçam as regras e as maneiras de se
praticar.
Posteriormente
a esta conversa, o professor pediu para os alunos formarem duplas e jogaram
capoeira enquanto ele passava contando e tocando pandeiro, a cada troca de
música, trocavam-se as duplas.
Na
parte principal da aula, o professor Fabio formou uma roda novamente e explicou
como fugir, “se livrar”, do golpe “armada”, explicado em aulas anteriores,
através de cinco movimentos. Colocou um CD com músicas da capoeira para tocar e
ficou passando e ajudando os alunos a aperfeiçoarem seus movimentos.
Iniciou
com uma esquiva simples, onde o indivíduo abaixava-se para o lado em que a
armada estava sendo aplicada. Em seguida, foi ensinada uma esquiva com
contra-ataque de queda, dividido em duas etapas de aprendizagem, primeiro
apenas rodando no sentido da armada e indo em direção as costas do adversário,
posteriormente, se fez o mesmo movimento, porém, segurando a perna que o
adversário aplicou a armada.
Com
as duas etapas realizadas, foi ensinado outro contra-ataque, agora o indivíduo
fazia a cocorinha e em seguida, após o adversário passar a perna da armada,
aplicava uma cabeçada levantando de costas. Por último foi ensinado o
contra-ataque aplicando a tesoura, golpe onde o indivíduo entra com uma perna
atrás dos joelhos do adversário, enquanto ele aplica a armada, e após o
adversário colocar o pé no chão o indivíduo coloca a outra perna no quadril do
adversário, levando-o em direção ao solo. Durante todos os processos o
professor ficou observando os alunos e interferindo quando necessário.
Após
toda essa pratica, foi pedido aos alunos para realizarem apenas o golpe armada,
passando mais tarde a acrescentar uma das cinco movimentações aprendidas
anteriormente.
Com
o término da parte prática da aula, o professor pediu aos alunos para formarem
um círculo e ouvirem uma música (a capoeira não é luta do patrão), enquanto
realizavam alongamentos individualmente. O professor ainda ofereceu meio ponto
na média de quem levasse a letra da música para próxima aula, e um ponto para
quem cantasse a música. Ao término da música foi conversado sobre sua letra e
seu significado.
“A Capoeira que nasceu pra dizer não
A todo tipo de opressão
Injustiça ou escravidão
A Capoeira não é luta de patrão
Herança nobre
Legado da escravidão
Era luta de oprimidos
E excluídos da nação
Hojé é desporto, de regra e competição
Eu não concordo com toda essa inversão
A Capoeira tá do lado do patrão
A escravidão hoje é feita sem grilhão
Não temos escola,
Nem dentista ou educação
Nos dão a margem e muita televisão
Se liga moço
Presta atenção
A Capoeira não é luta de patrão
Ginga marcada, soco e mata-leão
Eu não concordo com tanta deturpação
Pois Mestre Bimba não dava mata-leão
Eu não concordo com tanta deturpação
Nem dava murro
Em roda de vadiação
Nas emboscadas ensinava a jogar facão
Mas ensinava o respeito e a tradição
Se liga moço
Dê sentido a esse refrão
A Capoeira não é luta de patrão
Se liga moço
Não entregue ao vilão
Nossa cultura forjada na escravidão”.
Mestre Pinóquio
Foi
apresentado um banner sobre a história da capoeira na ilha, assim como relatos
de alguns mestres que participaram e participam dessa história. A cada trecho o
relato lido por um aluno era conversado sobre o momento da capoeira em questão.
A
aula foi muito proveitosa e agradável, sendo divertida, interessante e
educativa. A metodologia utilizada (focar em apenas um golpe e suas esquivas)
foi muito bem apreciada pelos alunos, que se adaptaram bem a tal metodologia.
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