Por Mayara Luiza
da Silva
RELATÓRIO
DE AULA
Na quinta-feira do dia 26 de setembro de 2013, a aula de
capoeira foi ministrada por um aluno intercambista do curso de licenciatura,
Arestides Joaquim Macamo, natural de Moçambique. Ele explicou que o professor
Fabio estava muito doente naquele dia e, por tal motivo, pediu para que ele
fosse ministrar a aula.
Arestides então comentou que iria ministrar uma aula
dando continuidade ao tema acrobacias, o qual viemos vivenciando nas ultimas
aulas. Deu inicio então a aula com uma longa série de aquecimento e
alongamento. No aquecimento, iniciou comandando um trote pelo ginásio de
alumínio em circulo, e foi aumentando a velocidade gradativamente. No decorrer
dessa “corridinha”, ele ia dando comandos, como troca de direção do sentido
horário para o anti-horário, e vice-versa. Comandou também corridas laterais,
com as mesmas trocas de direções.
Terminando essa etapa da aula, paramos permanecendo em
roda, ele comandou uma série de alongamentos/aquecimentos das articulações,
focando nas falanges, ombros, punhos, e encerrando com o alongamento dos
membros inferiores.
Iniciando o desenvolvimento, parte principal, da aula, a
primeira atividade foi em relação ao “AU”, todos deveriam ir de uma extremidade
a outra do ginásio, fazendo o AU mais baixo com as pernas quase tocando o chão,
o AU mais intermediário, e o AU alto, com as pernas bem elevadas. Como segunda
atividade, mas ainda na acrobacia AU, todos deveriam experimentar fazer o AU
utilizando apenas uma das mãos como base de apoio, alternando a mão de apoio.
Outra atividade, dessa vez realizada em trios, foi a parada
de mão em dois apoios, onde um deveria realizar a parada de mão e os outros
dois se posicionarem nas laterais dele afim de auxilia-lo na realização correta
da acrobacia, deixando o tronco reto como se estivesse em pé. O trio ia se
revezando para que todos experimentassem o exercício e fossem corrigidos se
necessário.
Arestides também passou exercícios de iniciação a
acrobacia Macaquinho, duas ou três atividades relacionadas a ela. Algumas em
duplas, afim de um auxiliar o outro (onde um da dupla deveria deitar em
decúbito dorsal no chão e fazer uma “ponte” com o corpo) e outras individuais,
as quais não consigo descrever tecnicamente aqui.
Já caminhando para o termino da aula, pediu que
fizéssemos jogos em duplas, primeiramente permitiu que as duplas se
distribuíssem a vontade pelo espaço do ginásio, e gradativamente, sem que os
alunos percebessem, foi fazendo com que todas as duplas jogassem na metade do
espaço do ginásio, até que todos estivessem jogando no espaço referente à ¼ do
ginásio. O que fez com que os alunos não só prestassem atenção no seu jogo, mas
também nos jogos ao seu redor, para que não ocorresse nenhum tipo de acidente.
Finalizando então a aula, todos no centro do ginásio em
roda, e ali realizamos algumas atividades com o principio de utilizarmo-nos da
malandragem, algo muito presente na capoeira. A primeira, ainda em pé, era o
Mata mosquito. Uma pessoa flexionava o tronco à frente e as duas pessoas
posicionadas a sua direita e esquerda deveriam matar o mosquito, e assim
sucessivamente em sentido anti-horário. A outra atividade foi do “Xá xé xi xo
xu”, agora sentados no chão. Em sentido anti-horário, deveríamos falar XÁ e a
pessoa do nosso lado direito falar XÀ também. Quando alguém falasse XAXÁ ao
invés de XÁ, o sentido deveria mudar de anti-horário para horário. Caso alguém
errasse o sentido da repetição, ao invés de falar Xá na sua vez falaria Xé, e
assim progressivamente até alguém chegar a ser Xu.
A
ultima atividade da noite foi muito divertida também. Ainda utilizando dessa
formação e iniciando no sentido anti-horário por uma pessoa da roda, deveríamos
falar para a direita a frase “o que?” e para a esquerda “capoeira!”. Então, ou
o sentido da roda caminhava para a direita com a frase “o que?” ou o sentido
caminhava para a esquerda com a frase “capoeira!”, alternando várias vezes o
sentido da roda e causando confusão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário