Seguidores

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Relato de aula 26 de setembro

Por  Mayara Luiza da Silva

RELATÓRIO DE AULA

            Na quinta-feira do dia 26 de setembro de 2013, a aula de capoeira foi ministrada por um aluno intercambista do curso de licenciatura, Arestides Joaquim Macamo, natural de Moçambique. Ele explicou que o professor Fabio estava muito doente naquele dia e, por tal motivo, pediu para que ele fosse ministrar a aula.
            Arestides então comentou que iria ministrar uma aula dando continuidade ao tema acrobacias, o qual viemos vivenciando nas ultimas aulas. Deu inicio então a aula com uma longa série de aquecimento e alongamento. No aquecimento, iniciou comandando um trote pelo ginásio de alumínio em circulo, e foi aumentando a velocidade gradativamente. No decorrer dessa “corridinha”, ele ia dando comandos, como troca de direção do sentido horário para o anti-horário, e vice-versa. Comandou também corridas laterais, com as mesmas trocas de direções.
            Terminando essa etapa da aula, paramos permanecendo em roda, ele comandou uma série de alongamentos/aquecimentos das articulações, focando nas falanges, ombros, punhos, e encerrando com o alongamento dos membros inferiores.
            Iniciando o desenvolvimento, parte principal, da aula, a primeira atividade foi em relação ao “AU”, todos deveriam ir de uma extremidade a outra do ginásio, fazendo o AU mais baixo com as pernas quase tocando o chão, o AU mais intermediário, e o AU alto, com as pernas bem elevadas. Como segunda atividade, mas ainda na acrobacia AU, todos deveriam experimentar fazer o AU utilizando apenas uma das mãos como base de apoio, alternando a mão de apoio.

            Outra atividade, dessa vez realizada em trios, foi a parada de mão em dois apoios, onde um deveria realizar a parada de mão e os outros dois se posicionarem nas laterais dele afim de auxilia-lo na realização correta da acrobacia, deixando o tronco reto como se estivesse em pé. O trio ia se revezando para que todos experimentassem o exercício e fossem corrigidos se necessário.
            Arestides também passou exercícios de iniciação a acrobacia Macaquinho, duas ou três atividades relacionadas a ela. Algumas em duplas, afim de um auxiliar o outro (onde um da dupla deveria deitar em decúbito dorsal no chão e fazer uma “ponte” com o corpo) e outras individuais, as quais não consigo descrever tecnicamente aqui.
            Já caminhando para o termino da aula, pediu que fizéssemos jogos em duplas, primeiramente permitiu que as duplas se distribuíssem a vontade pelo espaço do ginásio, e gradativamente, sem que os alunos percebessem, foi fazendo com que todas as duplas jogassem na metade do espaço do ginásio, até que todos estivessem jogando no espaço referente à ¼ do ginásio. O que fez com que os alunos não só prestassem atenção no seu jogo, mas também nos jogos ao seu redor, para que não ocorresse nenhum tipo de acidente.

            Finalizando então a aula, todos no centro do ginásio em roda, e ali realizamos algumas atividades com o principio de utilizarmo-nos da malandragem, algo muito presente na capoeira. A primeira, ainda em pé, era o Mata mosquito. Uma pessoa flexionava o tronco à frente e as duas pessoas posicionadas a sua direita e esquerda deveriam matar o mosquito, e assim sucessivamente em sentido anti-horário. A outra atividade foi do “Xá xé xi xo xu”, agora sentados no chão. Em sentido anti-horário, deveríamos falar XÁ e a pessoa do nosso lado direito falar XÀ também. Quando alguém falasse XAXÁ ao invés de XÁ, o sentido deveria mudar de anti-horário para horário. Caso alguém errasse o sentido da repetição, ao invés de falar Xá na sua vez falaria Xé, e assim progressivamente até alguém chegar a ser Xu.

A ultima atividade da noite foi muito divertida também. Ainda utilizando dessa formação e iniciando no sentido anti-horário por uma pessoa da roda, deveríamos falar para a direita a frase “o que?” e para a esquerda “capoeira!”. Então, ou o sentido da roda caminhava para a direita com a frase “o que?” ou o sentido caminhava para a esquerda com a frase “capoeira!”, alternando várias vezes o sentido da roda e causando confusão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário