Seguidores

sábado, 8 de dezembro de 2012

OITAVA SEMANA DE AULA DE CAPOEIRA


OITAVA SEMANA DE AULA DE CAPOEIRA
BATISMO GRUPO CAPOEIRA ANGOLA PALMARES


Por: Douglas Nunes da Silva

        No dia 03 de novembro aconteceu o evento de encerramento do Encontro de Capoeira Angola Palmares 2012, durante a semana (30/10 à 03/11) aconteceram diversas atividades promovida pelo projeto CAPOEIRA DA ILHA e o Grupo Palmares na grande Florianópolis: rodas de capoeira, oficinas e batismos. O evento de encerramento foi um Batismo que aconteceu no Ginásio de alumino CDS/UFSC coordenado por a professora Danuza Meneghello e o Professor Fábio Pinto, com a participação de vários mestres de diferentes estados e regiões, entre alguns pode-se destacar os mestres Lázaro, Alemão, Dindo, Polegar, Korvão, Pinóquio e Mestre Nô  que foi o "mestre cerimônia". 
O encontro começou com uma apresentação artística e cultural, dança acrobática no tecido ao som do berimbau e outros instrumentos de capoeira. 

Então Mestre Nô proferiu o discurso de abertura e iniciou a roda de batismo, em sua grande maioria crianças, os mestres foram jogando com os jovens iniciantes que tinham uma grande responsabilidade de lutar contra os mestres de altíssimo nível algumas vezes era notável o respeito a diferença absurda de técnica, lembrando que alguns mestres então vivendo a  melhor idade  como o mestre Nô (68 anos), entretanto, mostram-se em forma. Durante os combates (jogos) aconteceram coisas inusitadas como os jovens pararem e não saber o que fazer ou como reagir, outra coisa interessantíssima era a forma que os jogos finalizavam os alunos. As vezes, de uma forma até consideravelmente "forte". 


Após o término dos jogos os jovem levantam-se para receberem o cordão (neste caso verde), os mestres que jogaram com os iniciantes vão ate eles para pôr o cordão e laçá-lo na cintura como simbologia que ali nasce um capoeira. Dando continuidade ao evento mestre Nô abriu a roda para a troca de cordão, primeiramente do verde para o verde e amarelo, em grande partes dos combates de troca de cordão os capoeiristas enfrentavam outro de uma hierarquia maior, ex: Na troca de verde para amarelo e verde este não necessariamente enfrentava alguém já verde e amarelo mais em grande maioria era sempre um grau ou dois de cordão acima. Durante a troca de cordão fiz algumas observações que valem apena serem citadas: a primeira é que o capoeirista que quer fazer a troca faz diversos jogos enfrentando outros capoeiras de nível superior, neste evento em média quatro desafios por troca, diferente do batismo onde só havia um combate, o outro fato de relevância e que se comparado ao batismo a troca de cordão parece não ser tão amistosa. O capoeirista que está fazendo a troca tenta realmente encaixar os golpes. Entretanto, ainda é visível o respeito a hierarquia nos combates, na medida que a troca de cordão sobe de nível esta rivalidade se acentua. Para receber o cordão a solenidade acontece da mesma forma do batismo. No encontro tivemos algumas trocas de cordões de verde para verde e amarelo, amarelo e verde para amarelo, amarelo para amarelo e azul, amarelo e azul para azul.
        E para fechar com chave de outro o Encontro Capoeira Angola Palmares 2012, uma roda de capoeira livre onde o todos participavam e o ritmo do berimbau acelerava elevando gradativamente o nível da roda que também ia se fechando até se encerrar em um espaço mínimo e um ritmo frenético com todos bem unidos, assim o som do berimbau cessou todos aproveitaram o momento próximo para se confraternizar e fechar efetivamente a semana de eventos capoeirísticos na Ilha.

Referências
PALMARES, Capoeira Angola. Capoeira da Ilha: Projeto de Extensão Capoeira da Ilha. Disponível em:

 <http://capoeiradailha.blogspot.com.br>. Acesso em: 04 nov. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário