Seguidores

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Relato da aula do dia 20 de agosto de 2013

Relato da aula do dia 20 de agosto de 2013

Por Camila Dalprá Machado Ritter

No dia 20 de agosto de 2013, as 18h30min, os acadêmicos da disciplina de teoria e metodologia da capoeira se encontraram no ginásio de alumínio para a aula de capoeira com o professor Fábio Machado Pinto.
A aula deu-se inicio com todos os presentes na formação de roda (Roda bem fechada com a finalidade de manter as energias do grupo). Iniciou-se uma breve conversa sobre a aula anterior e os pontos relevantes que a mesma apresentou (significado da roda, a ginga e como deve ser a posição das partes do corpo durante o movimento, das esquivas, etc)
O professor Fábio pediu aos alunos que em duplas, fizessem massagens uns nos outros, e ao decorrer as duplas iam sendo trocadas.  Depois todos sentaram no chão, tiraram os calçados e os jogaram no centro da roda, e iniciou-se uma massagem nos pés, individual.  Durante a massagem foi solicitado que ouvíssemos e cantássemos o refrão da musica que estava tocando.  Após deu-se inicio a alongamentos.
Depois começamos a relembrar de forma pratica as esquivas e meia lua. Sempre com um fundo musical, o professor solicitou fizéssemos a ginga de acordo com o ritmo musical e também as esquivas. Depois formamos duplas e tínhamos que gingar um de frente para o outro e realizar a meia lua e esquiva, um executava a meia lua e o outro realizava a esquiva. Num dado momento foi solicitado que a esquiva fosse o mais baixo possível.
Ainda em duplas, dessa vez deveríamos realizar a meia lua e fazer o movimento continuado realizando a armada. Enquanto que o companheiro da dupla realizava a esquiva.
O professor pediu que executássemos a ginga e os movimentos cantando as musicas (o ritmo é incorporado à movimentação).
Após essa parte prática, o professor solicitou que sentássemos em um colchão e fez uma leitura da cartilha de capoeira (Capoeira da ilha - fornecida aos alunos no primeiro encontro). Esta cartilha aborda diversos depoimentos sobre a capoeira, depoimentos do mestre Pop, do mestre Pinóquio, Jimmy Wall, Desenho, Jô, contramestre Adão, Gão, Bagé, mestre calunga, Danuza.
O mestre Pop afirma que a capoeira é resultado de um processo histórico e com características muito próprias da formação, da cultura e da politica brasileira, dadas características de sua colonização, a capoeira emerge de uma realidade única do mundo.
O mestre Pinóquio diz: Tem o cara que vive, ele tem a capoeira como uma filosofia de vida, que é o meu caso...
Além desses depoimentos, a cartilha também apresenta um mapa de localidades da capoeira da ilha e as principais rodas de capoeira.

Fez a leitura da musica Ladainha: Não é luta de patrão, e quando a leitura chegava ao refrão, cabia a nós alunos pronunciarem (A capoeira não é luta de patrão). E assim deu-se o término da aula, às 20 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário