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terça-feira, 13 de março de 2012

ementa da disciplina


Disciplina: Teoria e Metodologia da Capoeira (DEF 5850)
Turma: 0467 Carga horária: 72h/a – 04 créditos
Curso: Licenciatura em Educação Física Professor: Fábio Machado Pinto
EMENTA DA DISCIPLINA: Histórico e evolução da capoeira. Fundamentos ritualísticos, musicais e formas de jogo. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da capoeira. Noções de regras. Prática pedagógica, sob orientação e supervisão docente, compreendendo atividades de observação dirigida ou experiências de ensino.

PLANO DE ENSINO – Semestre 2012.1

OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Estudar, compreender e experimentar processos de ensino e aprendizagem dacapoeira na escola, como resultado da relação dialética entre a mediação de um professor de educação física, entendido como sujeito da sua atividade de ensino, e a apropriação desses saberes e práticas pelos alunos, entendidos como sujeitos de sua atividade de aprendizagem, considerando a formação técnica, científica e cultural realizada pelos cursos de nível superior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 1 – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA CAPOEIRA
Objetivo Específico: refletir criticamente sobre o processo histórico e de construção da capoeira enquanto um fenômeno cultural, popular e afro-brasileiro.
Temas:
1.1) O tráfico de escravos e as condições de trabalho do negro no Brasil escravocrata; os quilombos e as lutas da resistência afro-brasileira.
1.2) A guerra do Paraguai e o extermínio de negros; a abolição da escravatura, a marginalidade e a repressão;
1.3) O surgimento da Luta Regional Baiana e da Capoeira Angola;
1.4) A institucionalização, desportivização e mercadorização da capoeira.
UNIDADE 2 – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA CAPOEIRA
Objetivo Específico: problematizar a produção e transmissão de saberes, conhecimentos e práticas relacionadas à arte, luta, dança, brincadeira, que passou a ser chamada de “capoeira”.
Temas:
2.1) A capoeira na e da escola: possibilidades da relação entre capoeira e escola;
2.2) Os saberes, conhecimentos e práticas da capoeira expresso nos rituais, normas, regulamentos, graduações, competições, festivais, batizados e rodas;
2.3) A atividades de ensino da sua movimentação : ginga, esquivas, golpes, acrobacias;
2.4) Os estilos de jogo e luta: a malícia e a mandinga; a complementação, o nível do jogo (baixo, médio, alto); a luta, o jogo, a violência, a agressividade e a ética; a estética e a teatralidade;
2.5) O ensino do ritmo, da musicalidade – cânticos de capoeira - e da fabricação e utilização dos instrumentos – Berimbau, atabaque, pandeiro, reco-reco e agogô;

UNIDADE 3 – FUNDAMENTOS ANTROPOLOGICOS: A CAPOEIRA NA DA ILHA.

Temas: problematizar a prática da pesquisa e do ensino, como estratégia necessária à implementação de um projeto pedagógico que tenha como eixo a relação dialética entre o conhecimento científico e a cultura popular.
3.1) A origem e história da capoeira na da ilha: fundamentos, tradição, estilos, idéias, valores;
3.2) Os grupos e os capoeiristas de Florianópolis: roda, capoeira e grupos na conjuntura da cidade, do estado e do país; a capoeira internacional;
3.3) Estratégias político-pedagógicas para a estreitar a relação entre cultura popular e escola.
METODOLOGIA

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: AULA EXPERIMENTAL DE CAPOEIRA; AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA; INCURSÃO À CAMPO: REGISTRO DE ATIVIDADES DE CAPOEIRA EM ESCOLAS, ENTREVISTA E OFICINAS COM SUJEITOS DA CAPOEIRA, PLANEJAMENTO E ENSINO DA CAPOEIRA NA ESCOLA; ESTUDO ORIENTADO SOBRE BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA; SÍNTESE REFLEXIVA ESCRITA E ORAL.

Oficinas de capoeira: serão realizadas oficinas que abordem os conteúdos da disciplina, ministradas por capoeiras convidados ou especialistas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será do tipo diagnóstico-processual, que se caracteriza por analisar criticamente o processo ensino/aprendizagem através da entrega de trabalhos, do compromisso acadêmico/responsabilidade e da participação efetiva nas aulas.
Os trabalhos solicitados:
MEMORIAL CRITICO DA DISCIPLINA. Trata-se do registro diário e documentado de todas as atividades realizadas no semestre, tendo como referência as atividades realizadas: 1. Análise Crítica dos artigos e obras estudadas; 2. Entrevistas com personagens (mestre ou professor) da capoeira local ou nacional; 3. Planejamento e execução de um módulo de ensino da capoeira (duas ou três aulas) na educação básica; 4. Organização ou participação em um evento de capoeira. Eventualmente, a avaliação pode prever provas e/ou elaboração de Artigo científico para apresentação e/ou publicação em revistas e eventos acadêmicos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
ABREU, Frederico José de. O Bimba é Bamba: a capoeira no ringue. Bahia: Instituto Jair Moura, 1999.
ACCURSO, Anselmo da Silva. Capoeira: um instrumento de educação popular. Porto Alegre: (s/n), 1995.
ALMEIDA, Raimundo C. A. de. Bimba: perfil do mestre. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1982.
AREIAS, Almir das. O que é capoeira. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CAMPOS, Hélio José B. Carneiro. Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990.
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: os fundamentos da malícia. Rio de janeiro, Record, 1992.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação física. São Paulo, Cortez, 1992.
FALCÃO, José Luiz Cerqueira. A escolarização da Capoeira. Brasília: Royal Court Editora: 1996.
FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Cortez, 1989.
FRIGERIO, Alejandro. Capoeira: de arte negra a esporte branco. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. no 10. Vol. 4. Junho de 1989.
KNABBEN JÚNIOR, Manoel Alair. Cultura Escolar e Cultura Popular: aspectos do ensino da Capoeira na Educação Física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física / UFSC, julho de 2001.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, Unijuí, 1994.
LEITE, Ilka, Boaventura. (org) Negros no sul do Brasil: invisibilidade e territorialidade. Florianópolis: Letras contemporâneas, 1996.
LEWIS, J. Lowel. Ring of Liberation: deceptive Discourse in Brazilian Capoeira. Chicago, UCP, 1992.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1989.
PASTINHA, Mestre. Capoeira Angola. Bahia: Fundação Cultural do Estado, 3a edição, 1988.
PINHO, Joseane. Iê a Capoeira...Iê tem fundamento, camará! Florianópolis. Monografia apresentada no Curso de Especialização em Educação Física Escolar. CDS/UFSC. 1993.
PINTO, Fábio Machado. Pequenos Trabalhadores: Sobre a Educação Física a Infância Empobrecida e o Lúdico num Contexto Histórico e Social. Florianópolis: UFSC, 1995.
RAMPINELLI, Waldir josé & OURIQUES, Nildo D. (orgs) Os 500 anos: a conquista interminável. São Paulo: Vozes, 1999.
REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Bahia: Editora Itapoã, 1968.
REIS, André Luiz Teixeira. Brincando de Capoeira: recreação e lazer na escola. Brasília: Editora Valcy, 1997.
REIS, Letícia Vidor de Sousa. O mundo de pernas para o ar: a Capoeira no Brasil. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 2a ed., 2000.
RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SARTRE, Jean Paul. Reflexões sobre o racismo. 5a edição, S/d.
SILVA, Carlos Alberto Dal Molim. A volta ao mundo da capoeira. (monografia de especialização em Educação Física escolar). Florianópolis: UFSC, 1992.
VIEIRA, L. R. & ASSUNÇÃO, M. R. Mitos, controvérsias e fatos: construindo a história da capoeira. In:Revista de Estudos Afro-asiáticos. Universidade Cândido Mendes, n0 34, 1999.
VIEIRA. Luiz Renato. O Jogo de Capoeira: cultura popular no Brasil. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

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