DISCIPLINA: Teoria
e Metodologia da Capoeira – DEF 5850
PROFESSOR: Fábio
Machado Pinto.
RELATOR
: WILLIAN DAS NEVES SALLES
RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA
PRIMEIRA SEMANA
DA DISCIPLINA DE CAPOEIRA
A
primeira aula da disciplina, ministrada no dia 06 de Março de 2012
(terça-feira), teve como objetivo principal a apresentação desta prática corporal
aos alunos. Inicialmente, foram destacados alguns aspectos históricos da luta e
arte Capoeira, tais como: seu surgimento nas senzalas e engenhos do Brasil
colônia; como luta de resitência nos quilombos e ruas das cidades, assim como seu
caráter folclórico no Brasil império e republica, onde os negros “jogavam” nas
ruas com a intenção de arrecadar dinheiro e, por fim, sua difusão entre outras
culturas ao redor do planeta.
Em
seguida, discorreu-se sobre a origem da palavra Capoeira. Considerada uma luta defensiva e de sobrevivência (de
origem afro-brasileira), esclareceu-se que a mesma é composta por um verbete de
matriz tupi, que tem seu significado aproximado (REGO, 1968) de “mato ou
floresta que foi cortada, sendo que em
seu lugar surgiu um outro mato porém mais baixo”, fazendo alusão aos escravos
que, quando fugiam, se escondiam rasteiramente na capoeira, à espera de seus
perseguidores (os capitães do mato). Quando os capitães aproximavam-se dos
escravos escondidos, estes deferiam golpes no sentido de baixo para cima (visto
que permaneciam agachados no mato para se esconder melhor). Isto nos auxilia a
compreender o porquê de a Capoeira ser uma prática que “começa do chão”. Estes relatos
são facilmente encontrados na maioria dos livros de capoeira, porém os
registros e fontes utilizados não são os mais confiáveis.
Foram
apresentados, então, os quatro movimentos básicos da Capoeira: a ginga (p
partir da qual surgem os demais), as esquivas e negaças, os golpes e as
acrobacias e floreios. Complementarmente, foram sugeridas leituras de livros e planejadas
algumas atividades complementares para a disciplina, tais como a de assistir filmes
e documentários relacionados à temática.
* *
*
A
aula do dia 08 de Março (quinta-feira) foi essencialmente prática, objetivando
a familiarização dos alunos com alguns princípios básicos da Capoeira,
especialmente a ginga, a percepção corporal, os golpes e uma introdução nas
acrobacias simples.
Após
um breve aquecimento, a turma foi reunida em um círculo para a conversa inicial
e, posteriormente, foram realizados exercícios de percepção corporal (“sentir o
chão” com o corpo) seguidos de uma caminhada ritmada (pelo som da música) e
natural ao redor do espaço de prática. Onde se enfatizou que a ginga resulta do
simples caminhar, porém de forma mais atenta. A ginga busca confundir o
adversário, dificultar ser pego ou e preparar o contragolpe.
Em
seguida, enfatizou-se a prática coordenada e bilateral da ginga básica do jogo,
a partir da qual se desenvolvem todas as demais manifestações da Capoeira.
Complementarmente, foram apresentadas à turma noções de defesa / esquiva (alta,
média e baixa – ou da Capoeira de Angola), bem como golpes simples como a “meia
lua” e as acrobacias parada de mão (vulgarmente chamada bananeira) e o Aú
(estrela).
A
fim de sistematizar e diversificar o aprendizado das referidas habilidades, os
alunos foram divididos por alguns instantes em duplas, praticando o jogo
conforme as orientações do professor e de seus monitores auxiliares.
O
último momento do encontro foi marcado por orientações de caráter geral, onde se
destacaram a necessidade dos alunos entrevistarem um ou dois mestres da
Capoeira, bem como de pesquisarem músicas de diferentes estilos que, de alguma
maneira, relacionem-se com a Capoeira em sua letra e/ou melodia.
BIBLIOGRAFIA
RECOMENDADA :
REGO, Waldeloir. Capoeira
Angola: ensaio sócio-etnográfico. Bahia: Editora Itapoã, 1968.
RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a
formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
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