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domingo, 18 de março de 2012

RELATO DA PRIMEIRA SEMANA DE AULA


DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da Capoeira – DEF 5850
PROFESSOR: Fábio Machado Pinto.
RELATOR : WILLIAN DAS NEVES SALLES


RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PRIMEIRA SEMANA
DA DISCIPLINA DE CAPOEIRA

A primeira aula da disciplina, ministrada no dia 06 de Março de 2012 (terça-feira), teve como objetivo principal a apresentação desta prática corporal aos alunos. Inicialmente, foram destacados alguns aspectos históricos da luta e arte Capoeira, tais como: seu surgimento nas senzalas e engenhos do Brasil colônia; como luta de resitência nos quilombos e ruas das cidades, assim como seu caráter folclórico no Brasil império e republica, onde os negros “jogavam” nas ruas com a intenção de arrecadar dinheiro e, por fim, sua difusão entre outras culturas ao redor do planeta.
Em seguida, discorreu-se sobre a origem da palavra Capoeira. Considerada uma luta defensiva e de sobrevivência (de origem afro-brasileira), esclareceu-se que a mesma é composta por um verbete de matriz tupi, que tem seu significado aproximado (REGO, 1968) de “mato ou floresta  que foi cortada, sendo que em seu lugar surgiu um outro mato porém mais baixo”, fazendo alusão aos escravos que, quando fugiam, se escondiam rasteiramente na capoeira, à espera de seus perseguidores (os capitães do mato). Quando os capitães aproximavam-se dos escravos escondidos, estes deferiam golpes no sentido de baixo para cima (visto que permaneciam agachados no mato para se esconder melhor). Isto nos auxilia a compreender o porquê de a Capoeira ser uma prática que “começa do chão”. Estes relatos são facilmente encontrados na maioria dos livros de capoeira, porém os registros e fontes utilizados não são os mais confiáveis.
Foram apresentados, então, os quatro movimentos básicos da Capoeira: a ginga (p partir da qual surgem os demais), as esquivas e negaças, os golpes e as acrobacias e floreios. Complementarmente, foram sugeridas leituras de livros e planejadas algumas atividades complementares para a disciplina, tais como a de assistir filmes e documentários relacionados à temática.
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A aula do dia 08 de Março (quinta-feira) foi essencialmente prática, objetivando a familiarização dos alunos com alguns princípios básicos da Capoeira, especialmente a ginga, a percepção corporal, os golpes e uma introdução nas acrobacias simples.
Após um breve aquecimento, a turma foi reunida em um círculo para a conversa inicial e, posteriormente, foram realizados exercícios de percepção corporal (“sentir o chão” com o corpo) seguidos de uma caminhada ritmada (pelo som da música) e natural ao redor do espaço de prática. Onde se enfatizou que a ginga resulta do simples caminhar, porém de forma mais atenta. A ginga busca confundir o adversário, dificultar ser pego ou e preparar o contragolpe.
Em seguida, enfatizou-se a prática coordenada e bilateral da ginga básica do jogo, a partir da qual se desenvolvem todas as demais manifestações da Capoeira. Complementarmente, foram apresentadas à turma noções de defesa / esquiva (alta, média e baixa – ou da Capoeira de Angola), bem como golpes simples como a “meia lua” e as acrobacias parada de mão (vulgarmente chamada bananeira) e o Aú (estrela).
A fim de sistematizar e diversificar o aprendizado das referidas habilidades, os alunos foram divididos por alguns instantes em duplas, praticando o jogo conforme as orientações do professor e de seus monitores auxiliares.
O último momento do encontro foi marcado por orientações de caráter geral, onde se destacaram a necessidade dos alunos entrevistarem um ou dois mestres da Capoeira, bem como de pesquisarem músicas de diferentes estilos que, de alguma maneira, relacionem-se com a Capoeira em sua letra e/ou melodia.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA :
REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Bahia: Editora Itapoã, 1968.
RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

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