Seguidores

sábado, 23 de junho de 2012

FECHAMENTO DAS OFICINAS


Dia 05/06/12 - Último semana com a Professora Danuza.
Relatora da aula: Danuza Meneghello.

Nossa aula foi dividida em duas partes, no primeiro momento concluímos a discussão que tinha sido iniciada dia 24 de Maio sobre o livro, “Jacobinos Negros”, que trata sobre a independência de São Domingos atual Haiti. Estiveram presentes para essa conversa derradeira, semelhante à primeira vez, os Professores Capela e Rodolfo. Nesse encontro discutimos os capítulos XI, XII e XIII e o apêndice. O Capítulo XII acabou sendo apresentado pelo professor Rodolfo, pois o estudante responsável não estava presente.
Os estudantes relataram de modo breve os aspectos centrais do capítulo, procuraram explicar e contextualizar os fatos que estavam ocorrendo em São Domingos e na França. Na fala do Professor Rodolfo esse contexto aparece de modo mais claro, ele procurou chamar nossa atenção para alguns elementos, à importância do momento histórico, no caso a revolução, a figura do líder, a organização popular e como que os poderosos fazem de tudo para não largarem o poder. Também destacou que quando a história é contada, geralmente, a classe dominante é favorecida. Ele acrescenta que o livro possui um caráter pedagógico, pois nos ensina a pensarmos a América Latina na atualidade. A luz dos Jacobinos, devemos pensar quem somos e se somos independentes, se não somos racistas, se a escravidão acabou, e quem são hoje os poderosos, quem são os líderes. Destaca que o momento da revolução é um momento onde a história acontece de modo acelerado, e nesse momento as lideranças não podem vacilar, é sim, sim não, não. E por isso cabeças podem rolar. Em umas das passagens apresentadas se destaca a matança de brancos por parte dos negros e que muitos fogem do atual Haiti. Em relação a isso o professor comentou que o principal é entender o que foi a mortandade, o massacre físico e moral de milhões de negros. Esse era o ponto. As atrocidades cometidas pelos brancos foram feitas pela ânsia do lucro e as mortes cometidas pelos negros foram feitas pela ânsia de liberdade. O professor Capela fez uma fala colocando também a importância de lideranças populares e fez uma relação entre o movimento de resistência e de luta dos negros de São Domingos e a capoeira. Comentou que existe uma grande diferença entre luta e combate. As lutas estão vinculadas a uma causa coletiva, social. Possuem uma história. Já o combate é individual, é momentâneo e exemplificou citando o MMA (competições muito em moda atualmente).Finalizamos falando sobre a importância de os acadêmicos participarem de discussões sobre América Latina, visitarem o IELA e irem às Jornadas Bolivarianas do ano que vem cujo tema será sobre os Megaeventos esportivos. Decidimos que todos apresentarão um resumo sobre o capítulo lido. O grupo agradeceu os dois professores que se retiraram em seguida. Eram 19 horas e quarenta minutos de uma noite fria.
Nossa segunda pauta foi então modificada, devido ao adiantado da hora não discutimos o capítulo intitulado “A dança da Zebra” do livro Raízes Africanas. Cabe ao professor Fábio decidir como encaminhar esse item. Ficamos devendo essa atividade. Discutimos sobre o Batismo que acontecerá dia 28 de Junho. Relembramos o compromisso de todos e preenchemos as comissões, alguns estudantes ainda não entraram em nenhuma. Decidimos algumas ações, um grupo irá fazer o orçamento das lãs (até agora 13 estudantes querem se batizar), um grupo ficou responsável de na terça feira, dia 12/06, trazer uma sugestão de convite e folder e uma estudante ficou de ver a possibilidade de instalar data show para passar imagens sobre as oficinas de maio e as outras aulas. O som já está garantido. A tabela com todos esses dados será repassada logo que estiver montada. Continuaremos o relato amanhã, o cansaço do dia me abateu. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário