Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2012

RELATO DE DÉCIMA SEMANA DE AULA - MESTRE PINOQUIO


Relato da OFICINA CAPOEIRA - dia 15 e 17 de maio.
MINISTRADA POR: MESTRE PINÓQUIO. (Grupo Quilombola)
Auxiliar: professora Danuza. (Grupo Palmares)
 
Mestre Pinoquio nasceu em Florianopolis e começou a praticar capoeira em 1977, com Mestre Pop, no Educandário 25 de Novembro. Permanece ligado porem fundou sua própria escola, sob nome de Quilombola Capoeira Angola.
"A capoeira que é uma crítica ao sistema escravista, infelizmente estão transformando-a em um produto do próprio sistema" http://www.associacaoquilombola.org.br/site/?q=node/5
  
Por: Aitor Cotelo Fernández
A aula começou com um trabalho de movimentação para o aquecimento com a ginga onde se introduziram diferentes movimentos de acrobacia. O primeiro deles foi o "Macaquinho", que consistente em dar uma cambalhota para trás. Parte-se de uma posição agachada e colocando a mão de apoio perto do corpo impulsiona-se o corpo, olhando para o chão e colocando as duas mãos no chão. Trata-se de uma acrobacia, um movimento de plasticidade, mas que permite sair de uma situação difícil para se posicionar em outro canto da roda. O seguinte movimento que se trabalhou foi o "Aú" (estrelinha) e logo a "ponte", com que a gente começou a trabalhar o "mortal" atrás, usando a cabeça como apoio. Na segunda parte da sessão, trabalhamos a parada de mãos usando um colchão. O exercício era avançar até o colchão, realizar a parada de mãos e deixar-se cair no colchão. O seguinte exercício foi realizar a parada de mãos, mais agora acabando em ponte sem tocar com as costas no colchão. O último exercício foi realizar um mortal cara atrás com ajuda do mestre. Este foi um trabalho bem legal ao ser individualizado pelo fato de poder corrigir os erros de cada um. Numa outra atividade, a gente fez uma roda onde o mestre realizou uma apresentação da bateria na capoeira (anexo vídeo). Logo da apresentação repartiu os instrumentos para que cada um dos alunos e crianças tivesse contato com eles e se familiarizara com o ritmo do toque. A bateria da capoeira angola fica assim: três berimbaus com seus três caxixis, dois pandeiros, um reco-reco, um atabaque e um agogô. Toda a informação sobre o berimbau e os toques fica no relatório da terceira aula da classe, muito bem exposto pela nossa companheira Liciara Bellina Hoffmann. Logo a gente fez uma primeira roda com as crianças alunas da professora Danuza e formando a bateria e o jogo para logo fazer outra roda só dos alunos. A aula finalizou com um comentário do mestre respondendo as perguntas que formulava a gente, onde a gente assistiu a uma reflexão do que é a capoeira, já não como esporte mais sim como forma de vida e como filosofia anti-sistema, e ouvimos a opinião dele sobre a diferença do mestre e do acadêmico, da capoeira na rua e na academia; palavras bem legais para que o pessoal tenha sempre presente no seu futuro como professor de educação física, professor de capoeira ou como educador em geral.
A aula da quinta-feira, dia 17, começou com o comentário da professora Danuza para dividir os grupos e os textos a trabalhar para a discussão que a gente terá no dia 24 de maio. O mestre Pinóquio ministra a aula e começa com um aquecimento de uns 30 minutos. Primeiro, mobilidade articular e alongamento de braços, punhos, pescoço, quadril e joelhos. Logo a gente realizou alongamentos das pernas combinando com abdominais superiores, laterais e lombares. Na segunda parte da sessão, a gente trabalhou movimentação onde o mestre deu umas dicas sobre a ginga e o uso dos braços para a proteção do rosto e trabalhamos a "rolê" e a meia "lua de compasso". Logo passamos a jogar 2 a 2 com estes dois últimos movimentos. O que ataca da uma meia lua compasso e o que defende realiza uma esquiva com rolê (anexo vídeo dos movimentos realizados pelo Monitor Dudú (Eduardo) e a professora Danuza). Na terceira parte da aula a gente trabalha o Aú de lado a lado do ginásio em duplas, com a dica de observar sempre o oponente. Depois a gente fez apoio de mãos também de lado a lado do ginásio. Na última parte da aula, a gente realiza uma roda com o mestre tocando o berimbau e a professora Danuza acompanhando com o pandeiro onde todos participamos do jogo (anexo vídeo).

2 comentários:

  1. Opa, virei citação! To importante.. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Bom Liciara, pra voce ver e se orgulhar!
    Os relatos estão bons. continuem postando comentários.

    ResponderExcluir