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sábado, 21 de abril de 2012

RELATO DA QUARTA SEMANA DE AULA


RELATO DA QUARTA SEMANA DE AULA TEORIA E METODOLOGIA DA CAPOEIRA.
por Cristobal.

Eu vou tentar resumir a aula que nós tivemos nos dias 27 e 29 de março. Primeira, foi uma aula teórico prática e que começou com a apresentação de dois cartazes por parte do professor Fabio, sobre a historia da "Capoeira da Ilha", e como esta cultura popular brasileira se enraizou em nossa cidade. A historia da Capoeira da Ilha de Santa Catarina começou na década 70, especialmente com os mestres Pop, Alemão, Calunga, Nô, Ferreirinha... e algum mais que também mereceriam ser reconhecidos. Na década dos 80, foi quando a Capoeira da Ilha tomou a sua identidade, com os ensinamentos destes mestres e a interação entre estes que iam e vinham da Bahia. Parte deste movimento começou onde nós praticamos hoje em dia, nas salas da UFSC, mas também na praça XV de novembro e nas primeiras escolas do professor Pop e Alemão. Estes ginásios são parte da historia da Capoeira da Ilha, o que me parece que dá-nos um ambiente especial para nós introduzir nesta cultura. Também acho importante a explicação de que a capoeira tem uma historia onde o poder estabelecido  quis aparta-la, discrimina-la, desconhecê-la, fazê-la invisível e desprestigia-la. Estas explicações nós fazem conhecer e entender melhor o significado que a capoeira tem para as pessoas que a sentem como sua vida.
Já na parte prática, tivemos um dia um pouco duro, onde alguns dos parceiros não finalizaram a prática por dores musculares. O propósito era experimentar uma aula ao estilo como se treinava antigamente, com Mestre Alemão. Não era, entretanto, obrigatório, a realização de todas as atividades por parte dos alunos. No aquecimento esquivas e gingadas suaves. Na parte principal, aprendemos esquivas. Já conhecidas esquivas laterais, o Fabio introduz-nos também a esquiva de resistência, aquela que nos ajuda a esquivar a patada que vem nos de frente quando estamos em gingada de avance. A posição seria assim: ficamos nas dois pontas dos pés com os joelhos por enfrente com as pernas totalmente flexionadas, o quadril esta abaixo apoiado  nos talões e as costas retas paralelas ao chão, com uma mão apoiada neste para dar estabilidade. Fizemos exercícios por duplas, de patadas e esquivas laterais e de resistência  ao longo do ginásio. Acho que foi uma pratica muito boa pois aplicamos os movimentos e assimilamos bastante a sua execução. Fomos introduzidos a umas novas patadas (golpes) onde podem ser aplicadas as duas esquivas consecutivas, aquela patada com a perna da gingada que fica atrás e que quando volta a seu origem (atrás de novo) e depois dum giro de costas da uma patada giratória: duplo ataque = dupla esquiva. Para finalizar tivemos algum tempo de jogo livre, onde aplicas as técnicas que vamos assimilando.
Na aula da quinta feira, ao principio tivemos uma discussão debate sobre o texto "capoeira, arte negra, esporte branco". Quase todo mundo participou dando opiniões e refletindo sobre os aspectos e características da capoeira explicados no texto: malícia, complementação, jogo baixo, ausência de violência, movimentos bonitos, musica lenta, importância do ritual e a teatralidade. Também foram discutidas a capoeira como luta, como folclore, a progressão da capoeira ao longo da historia. Foi um bom jeito para assimilar o significado da capoeira, moldamos o conceito e a ideia da cultura da capoeira conjuntamente com descobrimento guiado. Durante a discussão do texto, o mestre Polegar se reuniu ao grupo e fomos fazer uma VISITA guiada pelo mestre e professores Danuza e Fábio à comunidade do Mocotó, onde ele fez um trabalho com as crianças. Verdadeiramente foi uma experiência em muitos aspectos. Valeu para descobrir um dos aspectos mais importantes da capoeira: o trabalho e compromisso com a educação popular da sociedade com os valores que a capoeira possui. Fizemos uma roda com as crianças da comunidade MOCOTÓ. Essa mostra do trabalho social e compromisso da capoeira com a sociedade é um ponto fundamental para entender o compromisso da capoeira com a vida. Ao principio, maioria estávamos um pouco tímidos, mas com a música rolando, aquecemos e participamos, jogamos com as crianças e entre adultos. Também acho positiva a questão de que eles tenham recebidos “estranhos” no seu bairro, pois assim acostumam-se a receber e interagem mais com a sociedade fora do seu bairro. Mostraram respeito, e passaram o respeito que têm pro mestre e para nós também. A capoeira ensina também o valor do respeito. A semana finalizou assim com um aprendizado do que a capoeira verdadeiramente significa, temos discutido, falado bastante sobre todo isso e temos que pegar esses valores que a capoeira oferece para nossa vida, porque são valores justos e necessários na sociedade de hoje em dia.

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