Seguidores

sábado, 21 de abril de 2012

RELATO DA QUINTA SEMANA DE AULA.


RELATO DA QUINTA SEMANA DE AULA.
Por Juliana Kanareck da Silva
A aula ministrada no dia 03 de Abril de 2012 começou com uma roda de conversa sobre os aprendizados do texto: “Capoeira: de arte negra a esporte branco” de Alejandro Frigerio; sobre a “Nova cartografia social dos povos e comunidades tradicionais do Brasil” (cartilha de Florianópolis), e da visita ao morro do Mocotó, onde ocorreu uma roda de capoeira em que os acadêmicos puderam interagir com as crianças moradoras do local. Para iniciar a aula prática o professor fez um alongamento seguido de uma brincadeira para aquecer, aonde os alunos agachados fizeram uma pequena roda no canto da sala e o professor ordenou que todos jogassem contra todos. Além de trabalhar o lúdico, os alunos puderam trabalhar o equilíbrio, a força e o controle de espaço, pois havia um espaço determinado no qual eles não poderiam ultrapassar. Após esta atividade, os alunos puderam em pé e sem um espaço determinado, jogar em duplas livremente. Logo em seguida o professor demonstrou alguns movimentos, dentre eles a Cabeçada, o Martelo, a Rasteira, a Cocorinha (um tipo de esquiva), a armada e o Aú, para que depois os movimentos se unissem e obtivessem uma sequência. Para por em prática o que foi demonstrado pelo professor, os alunos em duplas primeiramente fizeram o martelo, depois incorporaram a rasteira com a cabeçada, depois armada com a cabeçada e assim sucessivamente.  O professor sempre demonstrava e em seguida as duplas realizavam os fundamentos. Para praticar o , os alunos fizeram uma fila e todos tinham que executar duas, três vezes. Depois foi feito também em fila a parada de mão, no qual os alunos caiam encima do colchão em decúbito dorsal, e por último fizeram o Aú seguido da Cabeçada realizada pelo professor e pelo monitor, e os alunos também caíam sobre o colchão. Foi realizada uma roda em seguida e houve uma conversa sobre a cartilha e o professor falou sobre o livro: “O povo Brasileiro” de Darci Ribeiro. Falamos sobre a aula, os fundamentos trabalhados, e o professor pediu para que os alunos pesquisassem sobre outros tipos de cabeçadas e rasteiras. Nos dez minutos finais da aula formaram-se duplas e, usando os fundamentos aprendidos nesta aula, os alunos jogaram livremente. Por último houve um alongamento e todos se abraçaram para se despedir. O fundamento principal da aula foi o .
A aula do dia 05 de Abril de 2012 foi iniciada com uma roda de conversa. O professor falou sobre os preconceitos e obstáculos que a capoeira enfrentou e ainda enfrenta pela sociedade, falou também um pouco mais sobre a Nova cartografia social e os alunos contribuíram falando um pouco sobre este fascículo. Em seguida nos dirigimos para o centro da sala e sentados fizemos um alongamento. A aula prática começou com uma atividade corporal misturada com fundamentos do Yoga; os alunos deitados fechavam os olhos e todos tinham que respirar em quatro tempos, ou seja, inspirar, segurar, expirar, segurar. Cada período, de quatro segundos, era executado em um tempo determinado pelo professor. Cada vez que a sequência era realizada o aluno “soltava o ar” mentalizando alguma parte do corpo para relaxar, como por exemplo, braços, pernas, cabeça, tronco e etc. Ainda deitados, cada um ao seu ritmo ia voltando a si, abrindo os olhos devagar, e se movimentando. Por fim, em duplas os alunos fizeram massagem uns nos outros. O professor, juntamente com os alunos, começou a gingar, depois a fazer a esquiva, seguido pela meia lua simples e por ultimo o Aú. Os alunos em duplas praticaram os fundamentos passados anteriormente. O fundamento do dia foi a “Tesoura”, primeiro realizado no chão e depois no alto. A Tesoura é um tipo de fundamento no qual desestabiliza o adversário fazendo-o cair no chão.  Pode ser utilizada quando o adversário ataca com uma armada, a tesoura vem logo em seguida como contra-ataque surpresa. A partir da esquiva o aluno se reergue e posicionado ao lado do adversário, encosta sua cintura para começar a desestabilizá-lo, em seguida posiciona sua perna de fora atrás das pernas do oponente, a perna de dentro é erguida na altura da cintura do oponente ao mesmo tempo apoiando as mãos no chão, e finalizando o golpe com o giro, para que ele caia. É importante ressaltar que essa sequência de movimentos é realizada ao mesmo tempo. Primeiramente o professor demonstrou a tesoura com a ajuda do monitor, e também um fundamento do judô, utilizado para a caída de quem recebeu a tesoura. Para cair em segurança é preciso que primeiro os glúteos toquem o chão, seguido pelas costas e braços/mãos, com o intuito de proteger a coluna cervical. Formaram-se então duplas, para praticar primeiro a tesoura no chão. Houve duas sequências de fundamentos realizados durante a aula. Uma era executada com: meia lua simples -> esquiva -> Aú -> negativa -> Tesoura, e a outra: meia lua simples -> esquiva -> cabeçada -> negativa -> Aú. Os alunos em duplas realizaram primeiro a tesoura no chão. Depois o professor demonstrou a tesoura no alto, e os alunos praticaram a mesma. Ao final desta aula, os alunos jogaram livremente. O professor proporcionou que todos jogassem contra todos.  A aula foi finalizada com um alongamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário