RELATO
DA QUINTA SEMANA DE AULA.
Por Juliana Kanareck da Silva
A
aula ministrada no dia 03 de Abril
de 2012 começou com uma roda de conversa sobre os aprendizados do texto: “Capoeira: de arte negra a esporte branco”
de Alejandro Frigerio; sobre a “Nova
cartografia social dos povos e comunidades tradicionais do Brasil”
(cartilha de Florianópolis), e da visita ao morro do Mocotó, onde ocorreu uma
roda de capoeira em que os acadêmicos puderam interagir com as crianças
moradoras do local. Para iniciar a aula prática o professor fez um alongamento seguido
de uma brincadeira para aquecer, aonde os alunos agachados fizeram uma pequena
roda no canto da sala e o professor ordenou que todos jogassem contra todos.
Além de trabalhar o lúdico, os alunos puderam trabalhar o equilíbrio, a força e
o controle de espaço, pois havia um espaço determinado no qual eles não
poderiam ultrapassar. Após esta atividade, os alunos puderam em pé e sem um
espaço determinado, jogar em duplas livremente. Logo em seguida o professor
demonstrou alguns movimentos, dentre eles a Cabeçada,
o Martelo, a Rasteira, a Cocorinha (um tipo de esquiva), a armada e o Aú,
para que depois os movimentos se unissem e obtivessem uma sequência. Para por
em prática o que foi demonstrado pelo professor, os alunos em duplas
primeiramente fizeram o martelo,
depois incorporaram a rasteira com a cabeçada, depois armada com a cabeçada e
assim sucessivamente. O professor sempre
demonstrava e em seguida as duplas realizavam os fundamentos. Para praticar o Aú, os alunos fizeram uma fila e todos
tinham que executar duas, três vezes. Depois foi feito também em fila a parada
de mão, no qual os alunos caiam encima do colchão em decúbito dorsal, e por último
fizeram o Aú seguido da Cabeçada realizada pelo professor e pelo monitor, e os
alunos também caíam sobre o colchão. Foi realizada uma roda em seguida e houve
uma conversa sobre a cartilha e o professor falou sobre o livro: “O povo
Brasileiro” de Darci Ribeiro. Falamos sobre a aula, os fundamentos trabalhados,
e o professor pediu para que os alunos pesquisassem sobre outros tipos de
cabeçadas e rasteiras. Nos dez minutos finais da aula formaram-se duplas e,
usando os fundamentos aprendidos nesta aula, os alunos jogaram livremente. Por
último houve um alongamento e todos se abraçaram para se despedir. O fundamento
principal da aula foi o Aú.
A
aula do dia 05 de Abril de 2012 foi
iniciada com uma roda de conversa. O professor falou sobre os preconceitos e
obstáculos que a capoeira enfrentou e ainda enfrenta pela sociedade, falou
também um pouco mais sobre a Nova cartografia social e os alunos contribuíram falando
um pouco sobre este fascículo. Em seguida nos dirigimos para o centro da sala e
sentados fizemos um alongamento. A aula prática começou com uma atividade
corporal misturada com fundamentos do Yoga; os alunos deitados fechavam os
olhos e todos tinham que respirar em quatro tempos, ou seja, inspirar, segurar,
expirar, segurar. Cada período, de quatro segundos, era executado em um tempo
determinado pelo professor. Cada vez que a sequência era realizada o aluno
“soltava o ar” mentalizando alguma parte do corpo para relaxar, como por
exemplo, braços, pernas, cabeça, tronco e etc. Ainda deitados, cada um ao seu
ritmo ia voltando a si, abrindo os olhos devagar, e se movimentando. Por fim,
em duplas os alunos fizeram massagem uns nos outros. O professor, juntamente
com os alunos, começou a gingar, depois a fazer a esquiva, seguido pela meia
lua simples e por ultimo o Aú. Os alunos em duplas praticaram os fundamentos
passados anteriormente. O fundamento do dia foi a “Tesoura”, primeiro realizado no chão e depois no alto. A Tesoura é
um tipo de fundamento no qual desestabiliza o adversário fazendo-o cair no chão. Pode ser utilizada quando o adversário ataca
com uma armada, a tesoura vem logo em seguida como contra-ataque surpresa. A
partir da esquiva o aluno se reergue e posicionado ao lado do adversário,
encosta sua cintura para começar a desestabilizá-lo, em seguida posiciona sua
perna de fora atrás das pernas do oponente, a perna de dentro é erguida na
altura da cintura do oponente ao mesmo tempo apoiando as mãos no chão, e
finalizando o golpe com o giro, para que ele caia. É importante ressaltar que
essa sequência de movimentos é realizada ao mesmo tempo. Primeiramente o professor
demonstrou a tesoura com a ajuda do monitor, e também um fundamento do judô, utilizado
para a caída de quem recebeu a tesoura. Para cair em segurança é preciso que
primeiro os glúteos toquem o chão, seguido pelas costas e braços/mãos, com o
intuito de proteger a coluna cervical. Formaram-se então duplas, para praticar
primeiro a tesoura no chão. Houve duas sequências de fundamentos realizados
durante a aula. Uma era executada com: meia
lua simples -> esquiva -> Aú -> negativa -> Tesoura, e a outra:
meia lua simples -> esquiva -> cabeçada -> negativa -> Aú. Os
alunos em duplas realizaram primeiro a tesoura no chão. Depois o professor
demonstrou a tesoura no alto, e os alunos praticaram a mesma. Ao final desta
aula, os alunos jogaram livremente. O professor proporcionou que todos jogassem
contra todos. A aula foi finalizada com
um alongamento.
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