RELATO DA
SEXTA SEMANA DE AULA
Por: Daniela
Fernanda de Lima Teixeira
A aula do dia 10 de Abril de 2012 foi iniciada com o vídeo
do documentário ‘’O Povo Brasileiro’’
de Darcy Ribeiro. Assistimos aos dois primeiros episódios do documentário. Ao
término do vídeo, o monitor Michel passou para os alunos a lição de assistir ao
terceiro episódio do documentário e realizar um comentário ‘’livre’’ no blog de
capoeira feito para a turma sobre os três episódios. A segunda parte da aula
foi prática. O monitor Eduardo (Dudu) ministrou este momento que se iniciou com
um alongamento, com exercícios de flexibilidade, abdominal, flexão de braços,
etc. Fizemos uma roda, onde o monitor passou a falar da bateria da roda de
capoeira. A bateria é composta por alguns instrumentos como: atabaque, agogô, reco-reco, berimbau e
pandeiro. Ele explicou aspectos da roda de capoeira, onde destaco: uma
ordem de músicas antes de se começar o jogo (ladainha, louvação, canto do
coro); como entrar na roda e como sair. Falando um pouco do berimbau, ele é um
instrumento utilizado para diversos aspectos na roda de capoeira. Ele dá ritmo
ao jogo, avisa quando iniciar e quando terminar o jogo, bem como, servia de
alerta para os negros que antigamente jogavam capoeira e não viam a
‘’cavalaria’’ chegar. O berimbau sempre é acompanhado de outros instrumentos, e
os instrumentos só param quando o berimbau parar. Há três tipos de berimbau –
berra boi (som grave), médio e violinha (som agudo). Antes de o jogo começar há a ladainha seguida da louvação,
que pode ser dedicada a um mestre ou a qualquer outra entidade; todos que
compõem a roda devem ouvir e prestar atenção no canto que virá. Após começar o
canto, duas pessoas se agacham ao pé do berimbau, cumprimentam-se e iniciam o
jogo, enquanto as pessoas que estão assistindo ao jogo fazem o coro do canto. A
entrada na roda de capoeira se dá de duas maneiras: agachando-se ao pé do
berimbau, quando ainda não se iniciou o jogo, ou, ‘’comprando’’ o jogo – a
pessoa que quer entrar na roda dá uma volta na roda, e entra de frente e na
frente da pessoa com que quer jogar. Vale ressaltar que essa entrada na frente
da pessoa que já está jogando deve ser feita com cuidado, colocando
primeiramente a perna, e não a cabeça para assim, evitar de levar um golpe no
rosto. Existem outras formas de comprar o jogo sem precisar, necessariamente,
dar a volta. O monitor Dudu perguntou para nós se conhecíamos algum canto, e
alguns foram citados: "do que é
feito o berimbau’’, "zum zum
zum, capoeira mata um’’. Ele também nos ensinou outros, que foram cantados
durante a roda que fizemos ao final da aula. Antes de iniciar a roda, o monitor
nos ensinou como tocar o pandeiro, como acompanhamento do berimbau. Ele propôs
que fizéssemos uma roda, e que durante este momento, uma pessoa sempre tocaria
o pandeiro, enquanto duas jogavam, e os outros cantassem. Todos jogaram, e
puderam vivenciar como tocar o pandeiro e cantar. Esta aula foi muito
interessante, já que no primeiro momento assistimos a um vídeo falando de
nossas origens (índios, negros), e num segundo momento, praticamos a capoeira
na roda, além de aprender mais sobre os instrumentos que fazem parte da roda de
capoeira.
A aula do dia 12 de Abril de 2012, ministrada pelo monitor
Dudu, foi iniciada com um alongamento feito em roda. Foram realizados
exercícios de flexibilidade, flexões de braço e abdominais. Após este momento
inicial, o monitor começou a passar algumas sequências de movimentos já
aprendidos em aulas anteriores, de forma que ele ficou à frente dos alunos, e
estes ficaram espalhados pela sala. A primeira sequência praticada foi: ginga, esquiva e aú. O monitor enfatizou que ao realizar o aú, o último pé que caísse
ao chão deveria cair à frente do corpo, preparando uma esquiva caso fosse
necessário durante um jogo. A segunda sequência realizada foi: ginga, esquiva, aú, esquiva, negativa e rolé. Esta sequência um pouco mais longa
daria continuidade a primeira, anteriormente falada. A última sequência
praticada neste momento da aula foi: ginga
e meia lua de compasso. Depois de
praticados esses exercícios, em duplas, os alunos juntaram todos esses
movimentos e jogaram. Posteriormente, o monitor passou uma atividade que seria
atravessar a sala realizando a parada de
mão. Neste mesmo formato de atravessar a sala, de um lado até o outro,
realizamos desta vez o macaquinho. Em
seguida, dois a dois, treinamos a meia
lua de compasso buscando acertar a coxa (nível mais baixo), e após este
movimento, a tesoura. O monitor
passou também o movimento de pião de mão,
e tivemos que realizá-lo atravessando a sala. O momento final da aula
deu-se com a formação de uma roda. Ficamos sentados e o monitor relembrou a
compra durante o jogo. Ele comentou que a volta que se dá na roda antes de
realizar a compra é chamada de "volta
ao mundo". Há possibilidade também durante a roda de realizar a "chamada",
que se dá pelo toque das mãos dos dois capoeiristas. Este movimento
antigamente servia para que os capoeiristas disfarçassem a capoeira quando a
cavalaria chegava perto da roda. Hoje em dia, esta ação serve para descanso
durante o jogo ou para enganar o outro capoeirista armando uma emboscada. Foi
comentado também que outra maneira de sair do jogo é indo para o pé do
berimbau, apertar a mão da pessoa com quem se estava jogando e sair dali sem
dar as costas para o outro. Por fim, na roda, todos jogaram, havendo a compra
de jogo e chamadas.
ANEXOS:
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