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sábado, 21 de abril de 2012

RELATO DA SEXTA SEMANA DE AULA


RELATO DA SEXTA SEMANA DE AULA
Por: Daniela Fernanda de Lima Teixeira

            A aula do dia 10 de Abril de 2012 foi iniciada com o vídeo do documentário ‘’O Povo Brasileiro’’ de Darcy Ribeiro. Assistimos aos dois primeiros episódios do documentário. Ao término do vídeo, o monitor Michel passou para os alunos a lição de assistir ao terceiro episódio do documentário e realizar um comentário ‘’livre’’ no blog de capoeira feito para a turma sobre os três episódios. A segunda parte da aula foi prática. O monitor Eduardo (Dudu) ministrou este momento que se iniciou com um alongamento, com exercícios de flexibilidade, abdominal, flexão de braços, etc. Fizemos uma roda, onde o monitor passou a falar da bateria da roda de capoeira. A bateria é composta por alguns instrumentos como: atabaque, agogô, reco-reco, berimbau e pandeiro. Ele explicou aspectos da roda de capoeira, onde destaco: uma ordem de músicas antes de se começar o jogo (ladainha, louvação, canto do coro); como entrar na roda e como sair. Falando um pouco do berimbau, ele é um instrumento utilizado para diversos aspectos na roda de capoeira. Ele dá ritmo ao jogo, avisa quando iniciar e quando terminar o jogo, bem como, servia de alerta para os negros que antigamente jogavam capoeira e não viam a ‘’cavalaria’’ chegar. O berimbau sempre é acompanhado de outros instrumentos, e os instrumentos só param quando o berimbau parar. Há três tipos de berimbau – berra boi (som grave), médio e violinha (som agudo).           Antes de o jogo começar há a ladainha seguida da louvação, que pode ser dedicada a um mestre ou a qualquer outra entidade; todos que compõem a roda devem ouvir e prestar atenção no canto que virá. Após começar o canto, duas pessoas se agacham ao pé do berimbau, cumprimentam-se e iniciam o jogo, enquanto as pessoas que estão assistindo ao jogo fazem o coro do canto. A entrada na roda de capoeira se dá de duas maneiras: agachando-se ao pé do berimbau, quando ainda não se iniciou o jogo, ou, ‘’comprando’’ o jogo – a pessoa que quer entrar na roda dá uma volta na roda, e entra de frente e na frente da pessoa com que quer jogar. Vale ressaltar que essa entrada na frente da pessoa que já está jogando deve ser feita com cuidado, colocando primeiramente a perna, e não a cabeça para assim, evitar de levar um golpe no rosto. Existem outras formas de comprar o jogo sem precisar, necessariamente, dar a volta. O monitor Dudu perguntou para nós se conhecíamos algum canto, e alguns foram citados: "do que é feito o berimbau’’, "zum zum zum, capoeira mata um’’. Ele também nos ensinou outros, que foram cantados durante a roda que fizemos ao final da aula. Antes de iniciar a roda, o monitor nos ensinou como tocar o pandeiro, como acompanhamento do berimbau. Ele propôs que fizéssemos uma roda, e que durante este momento, uma pessoa sempre tocaria o pandeiro, enquanto duas jogavam, e os outros cantassem. Todos jogaram, e puderam vivenciar como tocar o pandeiro e cantar. Esta aula foi muito interessante, já que no primeiro momento assistimos a um vídeo falando de nossas origens (índios, negros), e num segundo momento, praticamos a capoeira na roda, além de aprender mais sobre os instrumentos que fazem parte da roda de capoeira.
            A aula do dia 12 de Abril de 2012, ministrada pelo monitor Dudu, foi iniciada com um alongamento feito em roda. Foram realizados exercícios de flexibilidade, flexões de braço e abdominais. Após este momento inicial, o monitor começou a passar algumas sequências de movimentos já aprendidos em aulas anteriores, de forma que ele ficou à frente dos alunos, e estes ficaram espalhados pela sala. A primeira sequência praticada foi: ginga, esquiva e . O monitor enfatizou que ao realizar o aú, o último pé que caísse ao chão deveria cair à frente do corpo, preparando uma esquiva caso fosse necessário durante um jogo. A segunda sequência realizada foi: ginga, esquiva, aú, esquiva, negativa e rolé. Esta sequência um pouco mais longa daria continuidade a primeira, anteriormente falada. A última sequência praticada neste momento da aula foi: ginga e meia lua de compasso. Depois de praticados esses exercícios, em duplas, os alunos juntaram todos esses movimentos e jogaram. Posteriormente, o monitor passou uma atividade que seria atravessar a sala realizando a parada de mão. Neste mesmo formato de atravessar a sala, de um lado até o outro, realizamos desta vez o macaquinho. Em seguida, dois a dois, treinamos a meia lua de compasso buscando acertar a coxa (nível mais baixo), e após este movimento, a tesoura. O monitor passou também o movimento de pião de mão, e tivemos que realizá-lo atravessando a sala.  O momento final da aula deu-se com a formação de uma roda. Ficamos sentados e o monitor relembrou a compra durante o jogo. Ele comentou que a volta que se dá na roda antes de realizar a compra é chamada de "volta ao mundo". Há possibilidade também durante a roda de realizar a "chamada", que se dá pelo toque das mãos dos dois capoeiristas. Este movimento antigamente servia para que os capoeiristas disfarçassem a capoeira quando a cavalaria chegava perto da roda. Hoje em dia, esta ação serve para descanso durante o jogo ou para enganar o outro capoeirista armando uma emboscada. Foi comentado também que outra maneira de sair do jogo é indo para o pé do berimbau, apertar a mão da pessoa com quem se estava jogando e sair dali sem dar as costas para o outro. Por fim, na roda, todos jogaram, havendo a compra de jogo e chamadas.
ANEXOS:

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